26.03.2025 às 14:04h - Geral
Parceria com o Sistema S, incluindo Sebrae, Senai e Senac está sendo reforçado com a Prefeitura de Itapiranga. São diversos programas que estão em fase final de encaminhamentos para serem disponibilizados a população. Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Alexandre Siqueira, o Cidade Empreendedora possui o ciclo de dois anos, com mudanças e novidades.
Ele comenta que, no momento, ocorre o processo de contratação de soluções voltadas aos microempreendedores e ao turismo. O Secretário projeta o prazo de duas semanas para concluir esta etapa burocrática e anunciar detalhes dos cursos.
De acordo com Siqueira, o SENAC também será parceiro do município com capacitação na área de atendimento ao público e marketing digital voltado ao turismo. O curso está em processo de avaliação para lançar edital e fazer a contratação com oferta gratuita para qualificação ao turismo, em um total de mais de 90 vagas.
O Secretário também comemora o sucesso da parceria com o SENAI, sendo diversos cursos de áreas técnicas, incluindo cursos tradicionais já ofertados e novidades com projeto Itapiranga Mais Tec visando fomentar a tecnologia da informação.
Segundo Alexandre Siqueira, a área da tecnologia tem espaço para crescimento em Itapiranga e por isso o município precisa fomentar este seguimento.
O SENAI aponta a necessidade de ampliação dos espaços na parceria do município com a Uceff. Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, atualmente 250 alunos frequentam os cursos técnicos em Itapiranga. Alexandre Siqueira destaca que novos ingressos de alunos vão ocorrer neste ano com mais de 50 vagas disponíveis. Ele menciona que o espaço é amplo com salas de aula e laboratórios.
Conforme Siqueira, a Assemit é o braço direito devido à grande representatividade. Ele cita que a Associação Empresarial ajuda estabelecer a disponibilidade de cursos, pois apresenta as demandas do mercado de trabalho. De acordo com o Secretário, a contratação de cursos esbarra em questões burocráticas e também dependem de uma avaliação bastante criteriosa.
Alexandre Siqueira faz avaliação positiva das parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o Senai. O município mantém há vários anos uma unidade fixa para diversos cursos. As atividades ocorriam no Complexo Oktober e passaram para as instalações da Uceff, facilitando o acesso. O Secretário destaca ainda a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio, o Senac, que vai permitir novas capacitações gratuitas.
Comentar pelo Facebook