26.01.2022 às 14:16h - atualizado em 26.01.2022 às 14:21h - Geral

Associação aponta recolha de recicláveis por empresa responsável pelo orgânico

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Associação aponta recolha de recicláveis por empresa responsável pelo orgânico
Ivan Guilherme/Portal Peperi

O pavilhão, localizado na Linha Esperança, destinado para os catadores de materiais recicláveis em São José do Cedro, não está sendo utilizado por todas as famílias contempladas com um espaço. A declaração é do presidente da Associação José dos Santos. O espaço foi construído visando facilitar os trabalhos de separação e destinação correta dos materiais.

Segundo o presidente, boa parte do grupo não tem usado o espaço construído para esta finalidade. Para ele, estas famílias acabam levando os materiais recicláveis para serem separados em suas casas. José também foi questionado sobre uma prensa existente no local e o mesmo afirmou não estar funcionando. Por isso, os materiais são colocados nos bags e posteriormente dado o destino correto. Ele afirmou ainda que se o maquinário destinado para a prensa dos materiais estivesse em funcionamento, os trabalhadores poderiam receber um valor maior pelos materiais. Principalmente neste período onde os preços estão baixos para os catadores de recicláveis.

José comentou também que a empresa responsável pela recolha de lixo orgânico na cidade está fazendo a recolha dos materiais recicláveis, o que não é de responsabilidade da empresa contratada para este fim.

Para esclarecer sobre a suposta recolha de materiais recicláveis pela empresa responsável pela recolha do lixo orgânico em São José do Cedro, a Peperi conversou com o secretário de Administração de São José do Cedro Edimilson Dalmagro, que declarou estar surpreso com a informação. O secretário lembrou que a prefeitura iniciou recentemente a campanha Cidade Limpa, Povo Consciente que instrui a população a deixar os materiais, seja reciclável ou não, próximo da lixeira. Ele comentou ainda que neste informativo instrui o morador a colocar o lixo orgânico dentro da lixeira e o reciclável ao lado do cesto. Para esclarecer os fatos, o secretário garantiu que vai conversar com o Semae e com a empresa responsável pela recolha do orgânico para saber se isso de fato vem ocorrendo no município e adotar novas medidas.

Dalmagro afirmou ainda que possivelmente isso não deve estar ocorrendo, mas enfatizou que irá apurar a informação para trazer a manifestação da empresa responsável pela recolha do orgânico em São José do Cedro.

Foto(s): Ivan Guilherme/Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.