26.01.2021 às 16:52h - atualizado em 26.01.2021 às 16:53h - Agricultura

Cooperdes de Descanso incentiva produtores a melhorarem qualidade do leite para aumentar renda

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Cooperdes de Descanso incentiva produtores a melhorarem qualidade do leite para aumentar renda

De acordo com o presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Descanso, Davi Belan, somente no mês de janeiro a queda no preço pago pelo litro foi de 15 centavos. Ele afirma que é uma situação preocupante, considerando que os insumos não tiveram a mesma queda no preço e a tendência é que aumentem mais.

Belan enfatiza que o volume de leite produzido pelos associados da Cooperdes representa cerca de R$ 1,3 milhão de litros por mês. A cooperativa possui em torno de 300 produtores associados.

O presidente da Cooperdes ressalta que a média que está sendo praticada pelo litro do leite é de R$ 1,60. Na tentativa de melhorar os preços, ele afirma que será intensificado o trabalho com os produtores para melhorar a qualidade do leite, e dessa forma, ter maiores argumentos de negociação.

A Cooperativa dos Agricultores Familiares de Descanso atende com cinco funcionários. Segundo o presidente, no final do ano foi possível a aquisição de um veículo próprio, para visita técnica e atendimento aos agricultores.

Davi Belan cita que além da organização dos produtores e do fortalecimento da categoria, o benefício que o agricultor tem sendo sócio da cooperativa é a compra de insumos e outros produtos destinados a propriedade com preço reduzido. Ele comenta que a margem de lucro sobre os produtos que a cooperativa vende é de apenas 4%.

O presidente lembra que na metade do ano passado a Cooperdes inaugurou melhorias em sua sede, em que foi possível destinar um espaço específico para a área de mercado e outro espaço para a agropecuária, atendendo normas sanitárias.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.