cresol mobile

25.11.2021 às 15:06h - Educação

Governo Federal certifica escola cívico-militar de São Miguel do Oeste

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

Governo Federal certifica escola cívico-militar de São Miguel do Oeste
Foto: Reprodução / SED

A Escola Professor Jaldyr B. Faustino da Silva, do bairro São Gotardo, São Miguel do Oeste recebeu nesta quarta-feira, 24, a certificação de escolas Cívico-Militares do Brasil. Além da escola de São Miguel do Oeste outras quatro unidades catarinenses foram homenageadas no evento, que ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

A certificação das escolas foi o método escolhido pelo Ministério da Educação para analisar caso a caso as unidades que aderiram ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares e acompanhar a evolução do ensino ofertado.

As escolas foram submetidas a uma análise realizada pelo Instituto Internacional de Inteligência em Gestão e Sustentabilidade e pela Universidade de Brasília, de acordo com metodologia estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. O processo envolveu entrevistas, resposta a questionários e análise de dados oficiais.

O presidente Jair Bolsonaro reforçou o objetivo do modelo de melhorar os índices educacionais do país. “O que a gente quer com isso tudo? A molecada aprendendo de verdade. Mostrar para os pais que onde há hierarquia, disciplina, respeito, amor à pátria, dedicação... a garotada tem como aprender e ser alguém lá na frente, que nossos filhos sejam melhores do que nós.”

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) é uma iniciativa desenvolvida em parceria pelos ministérios da Educação e da Defesa. O projeto tem como objetivo alcançar a gestão de excelência nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, contribuindo com a formação dos estudantes em todas as dimensões, como intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica.

Segundo o MEC, o Pecim está presente em 172 escolas localizadas em 26 estados do país. Ao todo, são atendidos estudantes de aproximadamente 83 mil famílias, e mais de 600 militares da reserva atuam nestas unidades.

Fonte: Marcos de Lima com apoio da SED

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.