25.11.2020 às 08:00h - atualizado em 25.11.2020 às 12:58h - Estiagem

VÍDEO: “É triste ver o gado berrando de fome e não ter o que tratar”, diz agricultor

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

VÍDEO: “É triste ver o gado berrando de fome e não ter o que tratar”, diz agricultor
Cristian Lösch / Portal Peperi

Mais um agricultor foi ouvido pela reportagem da Peperi, é o seu José Valmir Dresch, de 52 anos, da Linha Nereu Ramos, interior de São Miguel do Oeste.

Questionado sobre os prejuízos causados pela estiagem, ele disse que a situação é muito complicada e que são incalculáveis as perdas em sua propriedade com a falta de chuva.

Ele comentou que ao todo são 19 vacas, que estão sendo criadas na propriedade. Dresch relatou que a comida que ele ainda tem para dar às vacas deve durar uns 15 à 20 dias, no máximo, controlando e torcendo para os animais não morrerem de fome nesse período.

Sobre a água, o profissional falou que praticamente os dois açudes estão secos, e a saída é achar uma forma de levar os animais até um rio próximo, mas a entrada do local vai dificultar esse trabalho, por isso a prefeitura será acionada.

Questionado sobre a estiagem deste ano, José que mora no local há 52 anos disse, que em 1977/1978 também houve uma estiagem brava igual a deste ano. O produtor lembra que na época, havia água apenas em um rio próximo e as famílias faziam o transporte por meio de uma carroça.

Sobre os prejuízos financeiros que a estiagem está causando, ele falou que vai ser difícil pagar as contas e que se eles não tiverem ajuda, a chance de vender tudo e seguir outro caminho na vida é grande.

José também afirmou que devido à falta de chuva, hoje eles pensam até para tomar um copo de água. Ele afirmou que a situação só não é mais grave, graças a prefeitura que está realizando o transporte para a propriedade.

- ASSISTA O VÍDEO DA ENTREVISTA COMPLETA:


Foto(s): Cristian Lösch / Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.