25.10.2024 às 16:49h - Educação

SAFA conta com avaliação positiva do contra turno implantado neste ano

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

SAFA conta com avaliação positiva do contra turno implantado neste ano

O projeto já é de expandir para o próximo ano, utilizando também a parte da manhã. Conforme a Coordenadora Pedagógica do colégio Sagrada Família, Maria Preis, a partir de 2025 o contra turno inicia às 7h15 até as 18h15. Ela comenta que o objetivo é de promover um acolhimento amoroso e criar uma relação das crianças com a natureza. De acordo com ela, as brincadeiras na natureza desenvolvendo a criatividade e a autonomia dos alunos.

Maria destaca que o projeto atende crianças a partir dos três anos de idade, contando com grande adesão da população. Os brinquedos não são estruturados, sendo um grande diferencial para desenvolver a parte cognitiva das crianças. Maria Preis cita ainda que alunos de várias escolas da cidade participam do contra turno.

Colégio Sagrada Família disponibiliza transportes para crianças do contra turno. O atendimento diferencial é um objetivo da escola, buscando acolher da melhor maneira as famílias e os alunos. Conforme a Coordenadora Pedagógica, Maria Preis, o SAFA busca os alunos nas suas escolas, além de disponibilizar almoço, com um contato direto com as crianças. Ela comenta ainda que o desenvolvimento dos alunos é grande.

A escola disponibiliza atividades de culinária, dança, pintura, além de cuidados com abelhas. Maria destaca que as abelhas sem ferrão são tratadas pelos alunos, com atenção a produção de mel. Segundo Maria Preis, no próximo ano, serão acrescentadas atividades de patinação, canto e outras vivências para desenvolver as crianças, mantendo como prioridade as brincadeiras ao ar livre.

Um dos pilares da rede Safa é a formação pastoral. O Colégio Família de Itapiranga promove várias atividades extras com os alunos. Entre as opções está a Missão Jovem, que ocorre neste fim de semana, na cidade de Marau, no Rio Grande do Sul. Conforme a Diretora da Escola Sagrada Família de Itapiranga, Raquel Piletti, os alunos terão oportunidade de realizarem ações em comunidades carentes e vivenciarem outra realidade. A cada ano uma cidade é contemplada com união de escolas Safa no Brasil. A diretora considera que é um diferencial oferecer uma série de experiencias com os Programas Jovem Safa, Perseverá e Criança Safa.

Raquel Piletti chama atenção para intercâmbios que são realizados, sendo em no próximo ano a viagem será para a Argentina. Os Jogos da Rede Safa 2025, serão realizados em Itapiranga. Há dois anos evento ocorreu em Brasília. A Diretora da Escola Sagrada Família de Itapiranga, menciona que são quatro unidades no Brasil, sendo que a instituição está presente em 19 países. De acordo com Raquel Piletti, tradicional no ensino médio, o Safa, nos últimos anos, buscou expansão para formação de turmas no ensino fundamental e contraturno. Ela destaca que as matrículas abertas.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.