25.10.2021 às 14:02h - atualizado em 25.10.2021 às 15:11h - Geral
A partir desta semana a movimentação no cemitério municipal de São José do Cedro deve aumentar devido à aproximação do Dia dos Finados, que acontece na terça-feira da próxima semana, dia 2. Esta é a expectativa do administrador do local, Cláudio Kleinibing. Ele disse que até a semana passada não registrava grande fluxo de pessoas no local.
No entanto, para este ano algumas normas devem ser seguidas por aqueles que irão visitar o cemitério São José e Almas. Ele lembrou que desde 2016 o cemitério possui uma norma para o uso da água devido alguns impasses entre familiares de falecidos sobre o uso da água para limpeza das capelas e túmulos. Sendo que para fornecimento de grande volume de água é necessário ativar um equipamento.
O administrador destacou que as pessoas devem observar se o local tem grande movimentação, caso haja, a orientação é retornar em outra oportunidade para não causar tumulto no local.
Alguns cuidados com recipientes que acumulam água também devem ser adotados pelos familiares. Segundo Claudio, cada familiar deve vistoriar o local e retirar possíveis potes, tampinhas ou qualquer outro recipiente que acumule água. Sendo que, caso sejam encontrados focos do mosquito da dengue, a família proprietária da capela será responsabilizada.
O administrador do cemitério São José e Almas, Claudio Kleinibing ainda citou que o cemitério municipal de São José do Cedro possui cerca de 1.800 construções e mais de 3.800 pessoas sepultadas.
Cláudio também lembrou que atualmente não possui um sistema informatizado de dados com os nomes de todos os falecidos para este ano, mas muito provável que para 2022 deve ser implantado este tipo de sistema que deverá auxiliar na procura de cada capela. Mas ele afirmou que estará disponível para ajudar os familiares a encontrarem as sepulturas, caso elas não estejam lembradas onde fica.
Cláudio destacou que para o próximo ano também está sendo avaliada a implantação de horário de visitas, tendo em vista que o local deve receber melhorias na estrutura no entorno, mas para este ano não haverá esta medida.
Foto(s): Ivan Guilherme/Portal Peperi
Comentar pelo Facebook