25.10.2021 às 11:24h - atualizado em 25.10.2021 às 11:30h - Geral
Livro apresenta mais detalhes do período de colonização da região de Itapiranga.
A obra é do escritor e historiador de Itapiranga, Leandro Mayer. Politicalha de Aldeia, os criminalizados do Estado Novo no Oeste de Santa Catarina, a luz dos processos crime do Tribunal de Segurança Nacional, é fruto de uma longa trajetória de pesquisa.
O autor revela que trabalho intensamente em pesquisas no período de 2017 a 2020, como parte do doutorado em História, pela Universidade de Passo Fundo.
No dia 08 de novembro ocorre o lançamento oficial durante a tradicional Feira do Livro do Centro Universitário Uceff. Mayer destaca que o Estado Novo, é mais conhecido com o período da segunda Guerra Mundial de 1937 a 1945. O escritor se baseou principalmente em processos criminais contra pessoas estabelecidas na região Oeste de Santa Catarina.
Leandro Mayer usou por base o Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro que possui 311 processos em Santa Catarina do Tribunal de Segurança Nacional, sendo 111 já digitalizados e que serviram de base para a pesquisa que resultou no livro.
29 processos criminais são da região oeste. Estão incluídos padres, pastores, operários, lavradores e comerciantes. Dois destaques são de Itapiranga, Antônio Kliemann, que já é bastante conhecido por ser personagens de outros livros e também o padre Teodoro Treis. Ele se opôs a política de nacionalização e queria manter as aulas em idioma alemão na região de Porto Novo, atual territórios dos municípios de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste.
Comentar pelo Facebook