25.08.2023 às 14:01h - atualizado em 25.08.2023 às 14:38h - Educação
A VII Feira Regional de Ciências e Tecnologia da Educação Básica e Profissional aconteceu nesta semana na Arena do Centro de Eventos de São Lourenço do Oeste e reuniu escolas de toda a região.
Recentemente os educandários realizaram nas escolas a primeira etapa para classificar os trabalhos para a regional. A escolha foi feita por avaliadores que não são ligados a instituição para que não tivesse interferência nas escolhas.
De acordo com a diretora da Escola de Educação Básica Raul Pompéia de Campo Erê, Márcia Buffon, a instituição competiu na categoria de ensino com um projeto intitulado “Freios Autônomos”, desenvolvido pelos alunos Arielton Bonin Gross e Arthur Ludwig Risso, com orientação da professora Priscila Duarte, conquistando o 3º Lugar da categoria.
Já na categoria do ensino médio, o projeto apresentado foi “ Extração da essência e do óleo vegetal da canela”, um trabalho feito pelos alunos Halan Felipe de Melo Martins e Emanuel Baruffi, orientado pela professora Daniela Xavier. O projeto ficou em 2º lugar da categoria de ensino médio.
Por sua vez o diretor da Emílio Médici, Maurício Trevisan comenta que a escola também competiu nas duas categorias. Na ensino fundamental o projeto apresentado por Marco Antonio Buffon Mariani e Matheus Badia Paza, orientado pela professora Gisele Aparecida Trevisan foi “Robô aspirador de pó”, conquistando o 4º lugar.
Na categoria de ensino médio, o trabalho foi desenvolvido pelos alunos Allan Gustavo Rambo Marafon e Joana Corrêa de Mello, com acompanhamento do professor Daniel Antônio Kucmanski, intitulado “Sistema de irrigação a base de energia eólica”. Esse projeto ficou em 5º colocação.
O Cedup apresentou o projeto “Alimentação artificial de abelhas Apis mellifera com diferentes tipos de essências”. Conforme a diretora Cleci Finardi, esse foi um trabalho desenvolvido pelas alunas Gabriela Crestani Zan e Julia Carpeggiani Balestrin, com a orientação do professor Rodrigo Guilherme Backes, na categoria de educação profissionalizante, conquistando o 2º lugar.
Foto(s): Escolas
Comentar pelo Facebook