25.04.2025 às 13:39h - atualizado em 25.04.2025 às 16:56h - Geral
Uma operação conjunta do Programa de Proteção Jurídico Sanitária dos Consumidores de Produtos de Origem Animal (POA) resultou na apreensão de 1.420 kg de produtos de origem animal irregulares no município de Descanso.
A ação aconteceu nesta quarta-feira e quinta-feira (23 e 24), coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina, e contou com a participação da Cidasc, Ministério da Agricultura, Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal, Serviço de Inspeção Municipal de Descanso, Polícia Civil e Polícia Militar.
Ao todo, 11 estabelecimentos foram fiscalizados, entre mercados, açougues e restaurantes. Segundo o coordenador estadual de inspeção de abatedouros frigoríficos da Cidasc, Alexandre Cipriani Schwengber, os produtos foram encontrados sem procedência, sem inspeção ou fora dos padrões legais. Todo o material apreendido foi encaminhado para inutilização.
A operação é uma continuidade de uma primeira etapa realizada em novembro do ano passado, quando também foram recolhidos cerca de 1.290 kg de produtos irregulares no município. O POA busca orientar comerciantes e consumidores sobre os riscos do consumo de produtos sem inspeção e reforça a importância da regularização para garantir a segurança alimentar da população.
Foto(s): Divulgação/ Cidasc
Comentar pelo Facebook