25.03.2025 às 09:01h - atualizado em 25.03.2025 às 09:47h - Extremo Oeste
Mais de 1.100 eleitores dos cinco municípios pertencentes à 45ª Zona Eleitoral, com sede em São Miguel do Oeste, correm o risco de ter o título cancelado neste ano. A informação foi confirmada pela chefe do cartório eleitoral, Deana Fanton.
Segundo ela, a zona eleitoral abrange os municípios de São Miguel do Oeste, Descanso, Belmonte, Santa Helena e Bandeirante. O cancelamento pode ocorrer para eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas últimas três eleições. Como cada turno é contabilizado separadamente, uma eleição com dois turnos já soma duas faltas.
O maior colégio eleitoral da região, São Miguel do Oeste, concentra o maior número de eleitores em situação irregular, 975 pessoas podem perder o título. Em seguida, Descanso aparece com 105 eleitores na mesma condição.
Para evitar o cancelamento, a regularização deve ser feita até 19 de maio. O eleitor pode procurar o cartório eleitoral ou utilizar os canais digitais da Justiça Eleitoral.
Além disso, quem não votou precisará pagar uma multa de R$ 13,51 por turno ausente, mas quem comparecer diretamente ao cartório poderá ficar isento da taxa. A consulta da situação pode ser feita pelo telefone 0800 647 3888 ou pelo aplicativo E-Título.
A chefe do cartório alerta que a regularização evita problemas com CPF, Receita Federal, INSS e outros órgãos. O cartório está localizado no prédio da Rede Peperi e atende de segunda a sexta-feira, a partir das 12h.
Comentar pelo Facebook