25.01.2023 às 16:23h - Política

Pela primeira vez na história, Câmara de Bandeirante será presidida por uma mulher

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Pela primeira vez na história, Câmara de Bandeirante será presidida por uma mulher

A nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Bandeirante tem uma nova presidente. A eleição foi realizada em sessão exclusiva e pela primeira vez na história do município de Bandeirante, o legislativo será presidido por uma mulher.

A vereadora do PT, Veranice Basso recebeu sete votos e foi eleita a presidente para o ano de 2023. A vice-presidente também é uma mulher: o cargo será ocupado por Juliane Ulrich e o agora, ex-presidente, Adinor Salles foi eleito como primeiro secretário. Natalino Greggio completa a mesa diretora no cargo de segundo secretário.

A Peperi conversou com a Veranice Basso, ela contou que o fato da Câmara de Vereadores de Bandeirante eleger, pela primeira vez, uma mulher para presidir a casa é motivo de orgulho. Ela relatou que tinha esse sonho e a eleição da mesa diretora mostra o aumento da presença feminina na câmara. Atualmente, o legislativo tem três mulheres, um terço do total. Veranice foi eleita presidente com o voto de sete dos nove vereadores. Ela comentou que pretende conduzir os trabalhos na câmara com o foco voltado para o bem do município e em prol do desenvolvimento de todos os setores. Veranice disse ainda que vai tratar todos os vereadores da mesma forma.

A Câmara de Vereadores de Bandeirante, assim como outras da região Extremo-Oeste catarinense está de recesso neste mês de janeiro, porém, com a volta já prevista para o mês que vem. A informação é da presidente do legislativo, Veranice Basso. De acordo com ela, o retorno está previsto para o dia 2 de Fevereiro, data em que vai ocorrer a primeira sessão legislativa de 2023. Conforme ela, ao todo, serão seis sessões realizadas ao longo do próximo mês, sendo que além do dia dois, os encontros vão ocorrer nos dias sete, nove, 14, 23 e 28 do mês que vem.

A primeira sessão do ano na Câmara de Vereadores de Bandeirante vai servir para definir os membros das três comissões existentes. Veranice contou que na oportunidade serão escolhidos três vereadores para cada uma das três comissões, sendo de Justiça e Redação, Finanças e Orçamento, Educação, Cultura, Assistência Social, Saúde, Turismo, Esporte e Lazer e de Obras, Serviços Públicos, Agricultura e Ecologia. Ela destacou que também será votado o regimento interno sobre a criação do projeto Vereador Mirim no município de Bandeirante.

O Regimento Interno que trata sobre o projeto Vereador Mirim em Bandeirante prevê que a eleição dos representantes das unidades escolares do município ocorra já no mês de março. O comentário foi feito pela presidente da Câmara de Vereadores, Veranice Basso. Ela disse que a posse está marcada para o mês de abril, sendo que uma sessão solene deve ser realizada para marcar o momento. Ela lembrou que ao todo, serão eleitos nove vereadores mirins que vão atuar na Câmara de Bandeirante. Veranice citou ainda que em março também vai ocorrer a homenagem para as mulheres que foram e são destaques no município. Ela explicou que no terceiro ano de cada mandato essa sessão vai ocorrer visando valorizar as mulheres de Bandeirante.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.