24.12.2020 às 09:35h - atualizado em 24.12.2020 às 12:30h - Geral

Alunos de Barra Bonita realizam trabalho de pesquisa a campo

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Alunos de Barra Bonita realizam trabalho de pesquisa a campo

Os alunos da Escola Olavo Bilac da Linha 13 de Maio, interior de Barra Bonita, realizaram uma pesquisa de campo e um ensaio da cultura de tremoço. Essa atividade foi implantada como não presencial.

O tremoço-branco, Lupinus albus é uma espécie de tremoço nativa da Europa, muito semeado antigamente na região sul do Brasil para adubação verde. O projeto teve o envolvimento da comunidade escolar de modo interdisciplinar e multidisciplinar, desde a elaboração do projeto, escolha dos conteúdos dos componentes curriculares envolvidos.

Conforme a secretaria de Educação, a ação teve por objetivo despertar nos estudantes a pesquisa e a curiosidade intelectual. Referente às características agronômicas da cultura, investigaram quantos dias foram necessários para o tremoço-branco emergir, sua taxa de germinação em condições de campo e quantos dias foram necessários para o florescimento.

Durante a Elaboração do Projeto de Pesquisa ocorreu reunião online com equipe de professores para apresentar a proposta de trabalho e para construção participativa do projeto. Na sequência o projeto foi apresentado na forma de aula não presencial aos alunos via aplicativo WhatsApp, sendo esta aula também impressa para alunos com dificuldades de acesso à internet. Aos familiares, a pesquisa foi apresentada através de um ensaio didático na escola por ocasião da entrega das sementes de tremoço. Neste ato os alunos e familiares além das sementes, receberam um mapa do ensaio e as orientações necessárias para a coleta a campo das características agronômicas da cultura pesquisada.

Durante o mês de julho de 2020 a terra foi preparada com capina em uma área útil de 2 m² cada repetição, sendo semeado em duas repetições. A semeadura ocorreu no final de julho e início de agosto. Os alunos pesquisaram a campo quantos dias foi necessário para as plantas emergirem, taxa de germinação e quando ocorreu o florescimento.

Ao término do projeto com seus dados de campo e demandados por todos os professores de diferentes disciplinas, elaboraram relatório final que continha informações como país de origem da cultura, efeitos da geada e da estiagem e dos insetos sobre a cultura, desenhos das flores, reino e família botânica, fatores necessários para o desenvolvimento das plantas como água e temperatura.

Foto(s): Divulgação

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.