24.11.2025 às 21:05h - Santa Catarina

Pelo menos 32 cidades de SC são afetadas por chuvas torrenciais

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Pelo menos 32 cidades de SC são afetadas por chuvas torrenciais
Foto: Cleverson Sales, Reprodução

A segunda-feira, 24, em Santa Catarina foi marcada por chuvas torrenciais que provocaram alagamentos, interromperam o atendimento de um posto de saúde, aulas de escolas da rede municipal e estadual e deixaram moradores ilhados em algumas regiões catarinenses. Pelo menos 32 cidades foram afetadas pelas chuvas no Estado.

Até o momento, quatro municípios (Petrolandia, Lontas, Massaranduba e Ibirama) já decretaram situação de emergência, enquanto outros seis (Seara, Rio das Antas, Vitor Meireles, Fraiburgo, Cunha Porã e Balneário Barra do Sul) estão em análise, de acordo com a Defesa Civil estadual.

Nas últimas 24 horas, o município de Luiz Alves, no Vale do Itajaí, já foi atingido por 180 milímetros de chuva. Nas últimas seis horas, foram quase 40 milímetros. Em seguida, vem Balneário Barra do Sul, com 159 milímetros nas últimas 24 horas, e Araquari, com 149.

Por volta das 17h, a Defesa emitiu um novo alerta de raios, rajadas de vento, granizo e alagamentos para os municípios de Canoinhas, Mafra e Três Barras até as 19h. O órgão segue monitorando as condições meteorológicas, e orienta que, em caso de emergência, a população acione o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou a Defesa Civil pelo número 199.

As fortes chuvas acontecem por conta de ventos que sopram do mar em direção ao continente, associados à formação de um ciclone extratropical na costa do Paraná e do Sudeste do Brasil.

Veja lista de cidades afetadas pela chuva

Agrolândia – Vale do Itajaí

Apiúna – Vale do Itajaí

Barra Bonita – Oeste

Chapecó – Oeste

Coronel Martins – Oeste

Cunha Porã – Oeste

Florianópolis – Grande Florianópolis

Fraiburgo – Oeste

Ibirama – Vale do Itajaí

Jardinópolis – Oeste

Lindoia do Sul – Oeste

Lontras – Vale do Itajaí

Major Gercino – Grande Florianópolis

Passos Maia – Oeste

Petrolândia – Vale do Itajaí

Ponte Serrada – Oeste

Rio das Antas – Oeste

Rio do Sul – Vale do Itajaí

Seara – Oeste

São Bento do Sul – Norte

São Domingos – Oeste

São Pedro de Alcântara – Grande Florianópolis

Timbó Grande – Oeste

União do Oeste – Oeste

Videira – Oeste

Vitor Meireles – Vale do Itajaí

Balneário Barra do Sul – Norte

Ilhota – Vale do Itajaí

Luiz Alves – Vale do Itajaí

Massaranduba – Norte

São Francisco do Sul – Norte

São João do Itaperiú – Norte

Luiz Alves registrou em três horas chuva esperada para uma semana

A pequena cidade de Luiz Alves, onde moram pouco mais de 11 mil pessoas, registrou em três horas o volume de chuva esperado para uma semana inteira. A afirmação é do coordenador da Defesa Civil do município, Jonas Abel Selbiscikowski.

Imagens enviadas por moradores mostram que as águas subiram até alcançarem os telhados de algumas das casas. Bananais chegaram a ficar cobertos d’água e ruas inteiras viraram verdadeiros rios. Esse cenário motivou a suspensão das aulas e também do atendimento de um posto de saúde durante o período da tarde.

A prefeitura precisou pedir ajuda para cidades vizinhas para conseguir prestar assistência aos moradores. Com apenas um barco à disposição, Luiz Alves conseguiu com a Defesa Civil de Itajaí mais uma embarcação e outra com o Corpo de Bombeiros Militar de Navegantes. Com a locomoção comprometida, o governo municipal ainda não tem um levantamento sobre quantas famílias foram atingidas.

Fonte: NSC Total

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.