cresol mobile

24.11.2021 às 16:44h - atualizado em 24.11.2021 às 17:01h - Saúde

Hospital de Itapiranga projeta realizar até 265 cirurgias por mês

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Hospital de Itapiranga projeta realizar até 265 cirurgias por mês
Arquivo Portal Peperi

O Hospital de Itapiranga realiza atendimento a pacientes de 30 municípios da região Oeste. O governo estadual está realizando investimento maior com suplementações e isso viabiliza o hospital ofertar mais 100 cirurgias por mês, além das atuais 165 que já são realizadas mensalmente, totalizando 265 cirurgias.

Desafio é atender a demanda com regularização do estado e reduzir filas de espera em várias especialidades. Segundo o Diretor do Hospital Sagrada Família Santé de Itapiranga, Janir Bach, a unidade está buscando novas parcerias. e a regularização é feita pela Secretaria de Estado da Saúde.

A ampliação dos procedimentos surge com a nova política hospitalar do governo do estado que visa reduzir a fila de espera de mais de 100 mil procedimentos em Santa Catarina.

O diretor Janir Bach diz que a preocupação é de atender também a população de Itapiranga, pois existe o contrato com o município para o serviço de urgência e emergência, além do contrato com o estado para internações e cirurgias. Ressalta que a fila de espera é considerável, pois nos últimos anos travou a realização de exames e cirurgias e isso gerou um aumento muito grande na demanda.

O diretor observa que é obrigação do estado realização de cirurgias, porém os municípios realizam complementação para atender os pacientes que aguardam por atendimento de média e alta complexidade. Segundo Bach, a destinação de maior volume de recursos permite agilizar o atendimento a paciente que estão em fila de espera.

Janir Bach reforça que o desejo é sempre ampliar o atendimento e melhorar a qualidade de vida da população. O diretor do Hospital Sagrada Família Santé alerta que a autorização para os procedimentos não é do prefeito, nem secretaria da saúde.

A ordem de atendimento segue uma lista estabelecida pela Secretaria Estadual da Saúde com critérios estabelecidos em diferentes especialidades. Janir Bach está em Florianópolis para negocias novos contratos com o estado e proporcionar atendimento gratuito para maior número possível de pacientes no hospital de Itapiranga. Os pacientes são enviados por 30 municípios da região.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.