24.10.2024 às 10:10h - atualizado em 24.10.2024 às 14:17h - São Miguel do Oeste
Nesta quarta-feira, 24, a Unidade de Suporte Básico do SAMU completou 30 dias de atividades em São Miguel do Oeste. Segundo Cláudia Maldaner, diretora da UPA 24 Horas, a unidade realiza, em média, de 4 a 5 atendimentos por dia, número considerado baixo para as demandas da região. As ocorrências atendidas variam entre casos clínicos e apoio a outras forças, como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil, sempre com suporte básico.
Cláudia destacou que a chegada da Unidade de Suporte Básico aliviou a demanda sobre a Unidade de Suporte Avançado, permitindo que esta se dedique a transferências mais complexas, que requerem a presença de médicos. No entanto, ela frisou que o serviço ainda precisa ser aprimorado, embora já esteja sendo prestado com qualidade.
Um dos problemas enfrentados é a dificuldade com as linhas telefônicas do número 192, que já está sendo solucionado pela Secretaria de Estado da Saúde. Enquanto isso, os atendimentos podem ser solicitados pelo telefone alternativo (49) 3382-2025.
Cláudia também pontuou que a população ainda precisa ser conscientizada sobre o uso do serviço. Ela reforçou que a equipe do SAMU está devidamente capacitada, composta por um condutor socorrista e uma técnica de enfermagem, e que no próximo mês haverá uma nova etapa de capacitação para aprimorar o trabalho dos profissionais.
Foto(s): Lucas Lôndero/ Portal Peperi
Comentar pelo Facebook