24.09.2024 às 10:56h - atualizado em 24.09.2024 às 14:12h - Geral
A comunidade de Linha Ervalzinho, situada no interior de São João do Oeste, terá sua história documentada em livro. Conforme um dos idealizadores do projeto, João Batista Schneiders, a ideia em relatar a história da comunidade surgiu por meio do esporte.
Ele destacou em entrevista que não é natural da comunidade, mas que em 1977 foi convidado a trabalhar na filial de uma Cooperativa em Ervalzinho. A partir daí iniciaram os vínculos com os moradores e acabou conhecendo sua esposa, que é natural da localidade.
Schneiders conta que em 23 de maio de 2020 resolveu com ajuda de outros moradores, fazer um levantamento pra saber por onde estariam todos os ex colegas jogadores do Esporte Clube Colorado de Ervalzinho.
Ele frisa que um grupo no WhatsApp foi o suficiente para as informações chegarem rapidamente. Com isso, foram surgindo muitas histórias, o que chamou a atenção de um grupo de pensantes, que tiveram a ideia em relatar essas histórias em um livro.
Schneiders cita como participantes da criação do livro, o Professor Flávio Lauschner, Vandro Welter, Luis Frey e o professor Douglas Franzen que será o escritor da obra.
Conforme João Batista Schneiders, o primeiro passo, foi fazer um levantamento de todos os moradores e ex-moradores de Ervalzinho. O trabalho foi coordenado pelos amigos Luiz Frey E Amaro Rabuske que são naturais da localidade.
João frisa que num primeiro momento foi realizado um relato deum vasto material informativo, o que fez nascer a ideia do projeto do Livro.
João Batista Schneiders frisa que o livro deve contar com um total de300 à 350 páginas, com contos e relatos de fatos ocorridos, relatados pelos próprios moradores.
O lançamento do livro deve acontecer no mês de dezembro, durante a tradicional festa do reencontro dos ex- e moradores, evento que já acontece à muitos anos na localidade de Ervalzinho.
Após o lançamento, os exemplares do livro estarão disponíveis aos interessados em adquiri-lo.
Comentar pelo Facebook