24.08.2024 às 12:12h - atualizado em 24.08.2024 às 14:05h - São Miguel do Oeste

Confira as principais falas dos candidatos a prefeito de SMO durante o debate

Rudinei Heinle

Por: Rudinei Heinle São Miguel do Oeste - SC

Confira as principais falas dos candidatos a prefeito de SMO durante o debate
Foto: Ricardo Orso/ Portal Peperi

A Peperi realizou nesta manhã o primeiro debate do projeto Eleições 2024 com os candidatos a prefeito de São Miguel do Oeste. O debate reuniu Edenílson Zanardi, da coligação Caminho Certo e Seguro, que envolve PL, MDB, REPUBLICANOS, PDT, PODE e PSD; Juarez da Silva, da Federação Brasil da Esperança-Fé Brasil, que envolve PT, PC do B e PV; e Paulo Drumm, da coligação União por São Miguel, composta por União Brasil, PP e Federação PSDB/CIDADANIA.

Por ordem de sorteio, o primeiro a responder à pergunta por que quer ser prefeito de São Miguel do Oeste foi o candidato Juarez da Silva. Ele disse que só vale a pena ser prefeito se for para ajudar as pessoas e citou o lema da campanha que é “Cuidar de Você”, por isso pretende fazer o que já realizou na secretaria de Educação, quando foram criadas quatro creches acolhendo crianças e permitindo a vinda de famílias e empresas para o município. Juarez disse que quer construir moradias populares e proporcionar condições aos trabalhadores, além de trazer o transporte público gratuito para o município, implantando um novo desenvolvimento, além de melhorar a vida das pessoas em todos os setores. Ele comentou que vai contar com a ajuda do governo federal para realizar os investimentos necessários e finalizou dizendo que é preciso ser um gestor competente e com amor para propor uma nova gestão.

O candidato Paulo Drumm disse que quer prefeito pois sua candidatura foi construída com diálogo entre os mais diversos setores que querem uma alternativa para São Miguel do Oeste. Ele citou que quer um projeto diferente de inclusão de todas as pessoas, acabando com as longas filas de cirurgias, exames e procedimentos médicos, além de outros segmentos. Drumm também comentou que quer criar um novo sistema para atrair empregos e empresas, desburocratizando a máquina pública para agilizar o atendimento aos moradores, além de defender o transporte coletivo público, incentivo agrícola, sistema de habitação, socioambiental e saneamento básico, além de implementar o transporte social para fora do município. Ele assegurou que vai enfrentar e resolver todos esses problemas.

Já Edenilson Zanardi disse que quer ser prefeito pois o município evoluiu significativamente nos últimos oito anos e se sente orgulhoso de estar presente na atual gestão. Ele citou os investimentos superiores a R$ 175 milhões em todas as áreas no governo Trevisan e afirmou estar preparado para ser prefeito, haja visto o acompanhamento na tomada de decisões e o expediente que vem prestando diariamente na prefeitura visando solucionar as demandas da população ou encaminhar para as áreas específicas. Zanardi comentou ainda que dará sequência ao trabalho e gestão e lembrou do alinhamento com o governo estadual onde já permitiu a liberação de recursos para asfaltamento das linhas Pinheirinho e Oito de Março, além do apoio da maioria dos deputados federais e estaduais na busca de recursos.

No debate, o primeiro tema sorteado por Juarez da Silva foi o da Saúde e ele comentou que essa questão começa pelo saneamento básico, sendo preciso tratar como questão de saúde pública, haja visto o atual comprometimento dos lençóis freáticos e das águas superficiais que comprometem o fornecimento de água no município. Ele comentou que é preciso manter a água pública e fazer acontecer os investimentos, além de tratar com seriedade a Saúde, atendendo as filas existentes e diminuindo o tempo de espera para no máximo 90 dias. Juarez disse que é preciso agilizar exames complexos e aumentar a capacidade da UPA para o porte Dois, onde juntamente com outros municípios vai ofertar mais médicos em áreas específicas. Ele defendeu ainda a introdução de práticas integrativas e complementares já no primeiro ano de governo, economizando recursos em exames.

O candidato Paulo Drumm sorteou o tema Cultura e afirmou que o tema é bastante relevante a comunidade, sendo um papel fundamental tanto no passado quanto aos avanços da sociedade. Ele defendeu a junção das secretarias de Esporte e Cultura em uma só, ou seja, só Cultura visando diminuir gastos com pessoal. Ele disse ainda que em conjunto com as entidades pretende planejar a cultura do município pelos próximos 15 anos, fazendo da Cultura uma política pública de Estado e não de governo. DRUMM comentou que é preciso ampliar as fontes de recursos na cultura local e não depender apenas do governo federal, além de democratizar os repasses em parceria com as entidades. Para ele é preciso descentralizar as oficinas do centro para os bairros, valorizando os artistas e ampliando as praças, além de financiar artistas em atividades externas.

Já Edenilson Zanardi sorteou o tema servidores públicos e disse que nos últimos três anos e meio vem acompanhando de perto os mais de mil e 200 servidores, onde mais da metade são do setor de Educação. Ele frisou que a grande maioria possui comprometimento com a sociedade e lembrou do diálogo constante com o sindicato nas demandas apresentadas, além de capacitações em diversas áreas. Zanardi defendeu os servidores e disse que a demanda é grande atualmente e que todos fazem o seu trabalho da melhor forma. Ele comentou ainda que pretende aumentar o salário de algumas categorias, como por exemplo, dos operadores de máquinas e de alguns professores. No debate de hoje ele prometeu continuar atendendo os servidores e se reunindo constantemente com o sindicato para atender as reivindicações da categoria sempre que possível.

Assista ao debate na íntegra:


Foto(s): Ricardo Orso/ Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.