24.08.2024 às 11:13h - atualizado em 25.08.2024 às 10:31h - Eleições 2024

Encerrado primeiro debate com candidatos a prefeito na Rádio Atalaia

Caroline Souza

Por: Caroline Souza Campo Erê - SC

Encerrado primeiro debate com candidatos a prefeito na Rádio Atalaia

A Rede Peperi iniciou hoje uma série de debates com os candidatos a prefeito. Na Rádio Atalaia, emissora afiliada da Rede Peperi, não foi diferente.

Neste sábado, 24, foram recepcionados na emissora por volta das 7h, as equipes dos candidatos João Porsch, do PSOL e Silvio Neugebauer, do MDB. Márcio Sansigolo, do PL e que faz parte da coligação “Progresso com Liberdade e Democracia”, já havia se manifestado durante a semana que não iria participar do debate.

Por ordem de sorteio, Silvio Neugebauer do MDB, que faz parte da coligação “Palma Sola+”, foi o primeiro a falar. Automaticamente, João Porsch, do PSOL, da coligação “Renova Palma Sola”, foi o segundo.

A programação política iniciou às 8h e se estendeu até às 10h. Além da transmissão ao vivo pela rádio, o evento pôde ser acompanhado na página do facebook da Rede Peperi.

O debate foi divido em blocos e no primeiro, cada candidato fez sua auto apresentação.

Silvio Neugebauer, comentou que a 45 anos atua como médico em Palma Sola. Ele nasceu em Pelotas no ano de 54 e sua formatura ocorreu em 78. Começou a clinicar no município no ano seguinte e manifestou sua satisfação em participar do debate da Rádio Atalaia, para levar direto a população seu plano de governo. Admite que sempre gostou de política. Silvio lembrou da época da ditadura, período muito difícil, bem na época dos seus estudos. O candidato não esconde seus 70 anos de idade e salienta que isso só contribui para sua experiência. Neugebauer encerrou destacando a coligação “Palma Sola +”, dizendo que representa as propostas do grupo de fazer mais pelo município.

Na sua auto apresentação, o candidato João Porsch disse que mora em Palma Sola a 56 anos. É casado e pai de seis filhos. Salienta que sempre participou dos movimentos sociais e foi suplente a vereador no ano de 96. Em 2020 foi candidato a prefeito e dois anos mais tarde, a deputado estadual. Porsch se orgulha de ter ajudado a fundar a Cooperoeste/Terra Viva e a ter participado da coordenação do Movimento Sem Terra. Na convenção, o PSOL decidiu correr a prefeitura sozinho, entendendo que candidato que se coliga, não governa como quer. Na visão do candidato da chapa “Renova Palma Sola”, coligação em Palma Sola não dá certo. Porsch assegura que, vencendo a eleição, serão os servidores que irão escolher os secretários.

PORQUE VOCÊ QUER SER PREFEITO DE PALMA SOLA?

Essa pergunta fez parte ainda do primeiro bloco do debate aos 2 candidatos.

Silvio disse que, acima de tudo, quer retribuir com trabalho a população, pelos 45 anos de acolhida e convivência dele, da esposa e filhos. Salienta que toda a sua família está diretamente ligada a saúde e acredita que são poucos os médicos que se dedicam ao trabalho por tanto tempo. O candidato fez questão de dizer que sua esposa e os filhos são nascidos em Palma Sola e que agora é o momento de pensar no crescimento do município. Ele ainda, lamentou a ausência de um candidato a prefeito no debate da Rádio Atalaia.

Por sua vez, João manifesta que quer ser prefeito de Palma Sola porque o município precisa passar por uma mudança. Por isso, explica ele, a sua campanha tem o lema: “Renova Palma Sola”. Acrescenta que a cada eleição “é um toma lá, dá cá” e por isso tem que acabar eleição das mesmas pessoas. Porsch entende que em eleição precisa haver novas opções. Ele lamentou a ausência de um candidato e salienta que candidato deve ter propostas próprias e não se apoiar em plano de governo dos outros. João garante que se for o escolhido para governar Palma Sola vai dar vez e voz para todos, sem distinção.

Foto(s): Caroline Souza e Márcia Macoski / Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.