24.08.2021 às 17:09h - atualizado em 24.08.2021 às 18:59h - Geral
A informação é da diretora da Sala do Empreendedor de Itapiranga, Luana Sperluk.
De acordo com ela, os MEI's tem até a data limite de 31 de agosto para quitar os débitos. Ela cita que a referência é para todas as pendências anteriores ao ano de 2021. Serão levados em consideração a falta de pagamentos até 31 de dezembro de 2020.Quem não quitar os débitos será incluído em divida ativa.
Luana informa que a procura já é grande com demanda urgente por regularização visando impedir transtornos nas atividades que desenvolvem.
A partir do final deste mês os Microempreendedores Individuais com débitos serão incluídos em dívida ativa. A diretora da Sala do Empreendedor afirma que é preciso fazer a negociação para pagamento ou parcelamento da dívida.
Itapiranga possui atualmente próximo de 900 MEI's, sendo que a grande maioria está em condição irregular por falta de pagamento da guia anual.
Segundo a Diretora da Sala do Empreendedor, é preciso consultar o CNPJ em busca de regularização. Ela observa que o valor é bastante variável, pois algumas pessoas possuem débitos desde 2012 quando abriram o MEI e nunca fizeram o pagamento. Também existes situações de apenas um ano de pagamento em atraso.
Luana Sperluk observa que o MEI dispensa contador, mas é preciso ter acompanhamento da Sala do Empreendedor ou um profissional da área contábil para evitar transtornos.
A diretora recomenda aos empreendedores buscarem informações e orientações para manter atividades legais. Luana lembra das vantagens do MEI que contempla trabalhador com rendimento de até 81 mil reais no ano, pode ter um funcionário e pode ser dispensado de alvará dependendo da atividade. Ela alerta que é preciso observar a legislação para evitar transtornos.
Comentar pelo Facebook