24.06.2022 às 11:10h - Política

Vereador diz que falta vontade política do estado para ampliar Hospital Regional

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Vereador diz que falta vontade política do estado para ampliar Hospital Regional
Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

O Boa Tarde Peperi abordou a mobilização da região para conseguir uma UTI infantil para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso em São Miguel do Oeste. O programa conversou com o deputado Padre Pedro Baldissera e com o vereador Nini Scharnoski. Eles são autores de duas moções de apelo sobre o assunto. O pedido aprovado pela câmara de vereadores é para que o estado instale uma UTI infantil. Já a moção que tramitou na Alesc pede ao governo que implante uma Unidade de Terapia Intensiva para recém nascidos. Tanto o deputado quanto o vereador entendem que a mobilização política é importante para pressionar o governo e acelerar os investimentos necessários para a ampliação do Hospital Regional com leitos de UTI para crianças e recém nascidos.

O governo do estado vem deixando a desejar em relação as necessidades do Hospital Regional. A afirmação foi feita pelo vereador Nini Scharnoski. Ele disse que o estado está dando muito dinheiro para os municípios e não está pensando na saúde da população. Na opinião do vereador, a ampliação do Hospital Regional é uma questão urgente e o governo sabe disso, mas não consegue dar a resposta que a região precisa. Nini disse que falta vontade política para resolver esse problema. Para ele, é preciso buscar a ampliação do Hospital. Ele defendeu a construção de um novo prédio no terreno que fica na frente da unidade.

Não há como implantar uma UTI infantil sem que ocorra a ampliação do espaço físico do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A posição é do diretor do Hospital, Rodrigo Lopes. Ele disse que a demanda por leitos de UTI para crianças aumentou neste ano, mas que não há como colocar essa estrutura sem que aconteça a construção de uma nova ala. O espaço atual não tem capacidade para receber uma nova UTI. Rodrigo comentou que as conversas do Santé com o governo do estado são para as obras de ampliação. Neste momento, ainda não se discute uma UTI infantil ou neonatal. Os pacientes que precisam desses serviços são encaminhados para Chapecó ou Xanxerê.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.