24.05.2021 às 14:10h - atualizado em 24.05.2021 às 15:57h - Geral

Sistema de captação da água da chuva poderá se tornar obrigatório; comissão de legislação avalia

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Sistema de captação da água da chuva poderá se tornar obrigatório; comissão de legislação avalia
Divulgação

Os integrantes da Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara de Vereadores de São José do Cedro seguem estudando o projeto de lei de origem do executivo que propõe a obrigatoriedade de novas edificações acima de 80 metros quadrados a instalarem cisternas para captação da água da chuva.

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação composta por Fernando Will (presidente), Guilherme Ferrari (vice) e Marcia Demossi (relatora) esteve reunida na última semana com o diretor do Conder Ambiental, José Mora, com objetivo de debater sobre o assunto para aprimorar o projeto que está em discussão.

O vereador e presidente da comissão, Fernando Will, comentou que estão sendo feitas várias reuniões e debates para definir de que forma este plano será implantado já que essa proposta do executivo é polêmica. Sendo que depois de sancionado, se tornará lei a disponibilização de sistema para captação da água da chuva para todas as futuras construções em São José do Cedro. O presidente se manifestou favorável a este projeto, já que beneficiará o meio ambiente por meio de ações de sustentabilidade.

O presidente da comissão, Fernando Will, destacou que o vice, Guilherme Ferrari e a relatora, Marcia Demossi, também são favoráveis ao projeto, mas é necessário debater ao máximo sobre a criação da nova lei para que na hora da votação na Câmara de Vereadores não haja dúvidas do que estará sendo votado.

Fernando disse ainda que os 80 metros quadrados propostos irão abranger a maioria das edificações depois da aprovação, o que poderá haver rejeição pela população. Na reunião virtual com o Conder, o diretor ambiental, José Mora disse que o sistema de captação poderá ser simples, sem necessidade de um grande investimento.

Foto(s): Divulgação

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.