24.04.2025 às 09:02h - atualizado em 24.04.2025 às 10:17h - Geral

Iporã do Oeste entrega máquinas agrícolas para grupos de produtores

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

Iporã do Oeste entrega máquinas agrícolas para grupos de produtores

A administração municipal de Iporã do Oeste realizou, na manhã da última segunda-feira, 21, a entrega de três novas máquinas agrícolas para grupos de produtores rurais do município.

A ação faz parte de um conjunto de investimentos voltados ao fortalecimento do setor agropecuário local. As comunidades beneficiadas nesta etapa foram Pavão, São Vendelino e Piraju.

Ao todo, o município conta com 13 grupos organizados, sendo que três já foram atendidos neste ano. Uma quarta máquina também está prevista para ser entregue em breve, com o grupo beneficiado ainda em fase de definição.

Conforme o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Obras, Roque Marx, os equipamentos entregues são distribuidores de esterco líquido com capacidade de 4 mil litros, voltados especialmente para produtores que possuem tratores de menor potência.

As máquinas são provenientes de emendas parlamentares, fruto de articulações da administração municipal. Marx ressaltou que a Prefeitura está em contato com os grupos para identificar outras demandas e garantir que novas emendas sejam direcionadas à aquisição de mais equipamentos, conforme solicitado pelos próprios produtores.

Entre os itens que ainda devem ser entregues nas próximas semanas estão distribuidores de calcário com capacidade para 7,5 toneladas, distribuidores de esterco de 6 mil litros e plantadeiras para pastagens de inverno.

O secretário de agricultura de Iporã do Oeste frisa que o valor médio de cada equipamento varia conforme o modelo, mas, segundo Roque Marx, os distribuidores de esterco custam aproximadamente 50 mil reais, sendo adquiridos por meio de licitação via o sistema CINCATARINA.

Roque Marx reforçou a importância do setor agropecuário para a economia local, que representa cerca de 85% do movimento econômico do município. Segundo ele, é mais do que justo atender as demandas dos produtores.

Marx destaca que os equipamentos nem sempre são viáveis para aquisição individual, mas ao serem utilizados por grupos organizados com pelo menos 10 integrantes, tornam-se uma solução eficiente.

Além da entrega dos equipamentos, o secretário de agricultura frisou que a administração municipal de Iporã do Oeste está comprometida com o acompanhamento e orientação contínua dos grupos beneficiados, afim de garantir com que os equipamentos sejam bem utilizados e tenham uma vida útil longa, que pode chegar a 5 ou até 10 anos.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.