24.03.2025 às 08:56h - Cultura
A administração municipal de Descanso está promovendo importantes avanços na área da educação e no resgate de valores civis, com destaque para a reativação da Fanfarra Municipal.
Conforme o Secretário de Educação Adilson Balbinot, o município assinou um termo de fomento com a Associação Coral, para a reativação da fanfarra, com o objetivo de dar continuidade a uma iniciativa que visa, além de incentivar o civismo, promover a disciplina e a pontualidade entre os alunos e a comunidade local.
Segundo ele, o resgate da fanfarra tem o objetivo de capacitar e habilitar jovens e adultos para os instrumentos de percussão com toque cívico-militar. Dentro desta perspectiva, a Associação contratou o instrutor Darlei Bienert, que possui mais de 38 anos de profissão e diversos batuques exclusivos criados para os Serviços Militares do Brasil, como por exemplo, o toque do Desfile Militar do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste.
Conforme Balbinot, a Fanfarra terá um caráter permanente e funcionará em três turnos: manhã, tarde e noite. A proposta é envolver a população em geral, incluindo aqueles que só têm disponibilidade à noite, e trabalhar com as escolas, participando de eventos e feiras municipais, sempre com foco no desenvolvimento das crianças.
Ele ressaltou que as atividades serão voltadas não só para o tradicional desfile do sete de setembro, mas também para eventos locais e feiras, com foco no desenvolvimento das crianças, em áreas como coordenação motora e civismo.
Ao todo, cerca de 50 instrumentos estarão aptos para serem utilizados, entre tambores, tarolas, surdinhos e pratos. Na prática, todos os inscritos participarão da oficina e, dentre estes, os 50 alunos com melhor habilidade e adaptação aos instrumentos farão as apresentações previstas.
De acordo com o Secretário de Educação Adilson Balbinot, os interessados que desejam participar da fanfarra municipal, poderão estar se inscrevendo no Centro Cultural do município de Descanso.
Comentar pelo Facebook