24.03.2021 às 13:44h - Geral
Em ofício enviado ao Conselho Federal de Contabilidade no dia quatro de março de 2021, e encaminhado para a Secretaria Especial da Receita Federal, foi solicitado pelos contabilistas a postergação do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda. Os contribuintes têm até 30 de abril para envio da obrigação.
Segundo o contabilista em São José do Cedro, Edemir Rinaldi, a prorrogação deveria ser de 30 dias, porém, pela maioria dos contabilistas, foi solicitado ao Conselho um prazo de 60 dias.
De acordo com Edemir, um prazo maior do que 30 dias, fará com que os contribuintes deixem para o último mês, assim acumulando vários documentos em um pouco prazo de tempo.
Além de Santa Catarina, outros 14 estados também solicitaram à Receita Federal a prorrogação do prazo.
A ação justifica-se no momento em que diversos estados estão aplicando medidas restritivas de locomoção decorrente do aumento dos casos de coronavírus. O pedido deverá ser avaliado pelo Comitê Gestor do Simples Nacional, que dentre várias taxas, abrange o Imposto de Renda. A proposta é que os vencimentos de março e abril passem para julho e agosto.
Comentar pelo Facebook