23.12.2021 às 17:16h - atualizado em 23.12.2021 às 20:35h - Geral
A cidade de São José do Cedro e algumas comunidades que possuem o fornecimento de água canalizada pelo Semae não estão enfrentando problemas com a falta de água, mesmo com a falta regular de chuvas. A afirmação é do engenheiro sanitarista Diego Smanhotto.
Algumas comunidades como São Roque, Monte Castelo, Chaleira e parte alta da Linha Santo Antônio sofrem historicamente com a disponibilização de água, por isso, a secretaria de Agricultura está atendendo estas localidades com transporte de água evitando o desabastecimento. Porém, o fornecimento de água para a cidade e demais linhas como os Distritos de Padre Réus e Mariflor não necessitam de racionamento.
Mas para garantir a distribuição de água para os moradores, o Semae realizou mais uma manutenção periódica no sistema. Uma das duas bombas de água localizadas na Linha Santa Terezinha, e que fazem parte da captação de água para estação de tratamento, recebeu manutenção por uma empresa terceirizada. Enquanto um fornece água, outro fica de reserva para evitar o desabastecimento em caso de problemas com o motor principal.
Nestes dias de temperaturas mais elevadas, o Semae também registrou um aumento de 10% na demanda por água, mas apesar deste aumento, o fornecimento segue dentro da normalidade. Segundo o engenheiro sanitarista, o consumo de água também vai aumentar com a aproximação do final de ano e, por isso, a população evite o desperdício de água e faça o uso consciente do mesmo. Ele ainda lembrou que as sextas-feiras e sábados o Semae registra o maior consumo de água se comparado a outros dias. Entre segunda e quarta-feira é o período de menor consumo.
Comentar pelo Facebook