23.12.2021 às 13:45h - Geral
O projeto piloto na região denominado de Despertar levou o município de Guarujá do Sul a ser destaque nacional. O projeto foi selecionado entre os melhores do país e no dia 15 de dezembro foi apresentado nacionalmente através de uma Webinar.
Segundo um dos autores do projeto Miguel Rodrigues, psicólogo da Unidade Básica de Saúde, a pesquisa é executada pela instituição Visão Mundial por meio do Termo de Fomento junto ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Ele disse que esta instituição tem o objetivo de selecionar os melhores projetos e programas nacionais, direcionados ao cumprimento de medidas socioeducativas de adolescentes. O psicólogo relatou que o projeto nasceu da ideia de direcionar um olhar humanizado ao público adolescente que cumpre medidas socioeducativas. O projeto Despertar também visa dar oportunidade de reinserção social através de um projeto participativo que tem como objetivo o crescimento pessoal. Como também o fortalecimento dos vínculos sociais e familiares. Em Santa Catarina apenas Guarujá do Sul e Florianópolis tiveram seus projetos em destaque nacional.
No início do programa de reinserção o município tinha dez menores em cumprimento das medidas socioeducativas, mas que não cumpriam de fato as atividades impostas. Mas durante a implantação do projeto neste ano de 2021 os adolescentes começaram a cumprir as medidas e, por isso, Guarujá do Sul encerra o ano com apenas um menor que deve continuar seguindo as regras em 2022.
O psicólogo Miguel Rodrigues, destacou que a queda de adolescentes em medidas socioeducativas mostra o efetivo resultado do programa que levou Guarujá a ser destaque nacional. Ele ainda disse que a família do menor também recebe acompanhamento dos profissionais, tendo em vista que o projeto não trata de ressocialização individual. O projeto Despertar também teve a participação da assistente social Ivanete Gonçalves.
Foto(s): Ivan Guilherme e Maruhan França/Portal Peperi
Comentar pelo Facebook