23.09.2024 às 14:23h - atualizado em 23.09.2024 às 14:28h - Política
A Rádio Itapiranga promoveu sábado o debate com candidatos a prefeito de São João do Oeste. Foi o segundo programa do projeto Eleições 2024. Durante mais de duas horas estiveram nos estúdios da Rádio Itapiranga os candidatos Genésio Anton da coligação “Prezando os Valores da Nossa Terra” composta por PL e PP, Sérgio Theisen da coligação “Unidos por São João do Oeste” de PSD, MDB e PSDB e Rudi Rasch do Republicanos, da campanha “O Melhor para São João do Oeste com as mãos limpas”.
No próximo sábado será realizado o último debate deste ano, reunindo novamente os candidatos a prefeito de Itapiranga, Alexandre Ribas, Fábio Hahn e Tarcísio Kummer.
No primeiro bloco do debate de sábado os candidatos responderam porque desejam ser prefeito de São João do Oeste.Sérgio Theisen destacou que está atendendo um apelo de lideranças comunitárias, agricultores, empresários, servidores públicos e pessoas da terceira idade para voltar a ser prefeito. Reforçou que atende a pedido da população e possui apoio da família. Theisen citou que acredita que somente com harmonia e respeito é possível proporcionar desenvolvimento ao município.
De acordo com o candidato, ele foi responsável pela primeira rede de água com recalque do Rio Uruguai, também criou a Expo São João, construiu o centro municipal de saúde e o centro poliesportivo, além da pavimentação de várias ruas na cidade. Sérgio Thesen considera que tem diversas razões para ser prefeito de São João do Oeste nos próximos quatro anos.
Genésio Anton afirmou que deseja ser prefeito por ter uma equipe comprometida, com resultados eficientes e que realiza um trabalho incansável e com estratégia. Destacou que pretende continuar o ritmo de trabalhos que estão sendo realizados. Anton mencionou ainda que possui planejamento e dedicação dos servidores e diversos projetos para receber recursos de Florianópolis e Brasília. Afirmou ainda que possui uma gestão com crédito para proporcionar bem-estar aos munícipes.
Genésio Anton afirmou que possui grande vontade de trabalhar em prol da população e com plano de governo com propostas possíveis de serem realizadas. Destacou que pretender ser prefeito nos próximos quatro anos para dar sequência aos projetos que foram implantados e vários que serão colocados em prática nos próximos anos.
Rudi Rasch destacou que busca uma oportunidade para ajudar as pessoas de São João do Oeste como prefeito nos próximos quatro anos. Mencionou que possui como prioridade as áreas da saúde e agricultura, sem esquecer de outros setores essenciais. Rasch afirmou que possui amor por esta missão, gosta de gente e quer ver o dinheiro público sendo plicado com responsabilidade e com resultado eficiente em prol da população.
Destacou ainda que coloca seu nome como uma alternativa para o eleitor do município em coligação com o povo. Segundo Rudi Rasch, sua campanha possui grande receptividade na cidade e interior, pois as pessoas abraçaram a proposta para governar São João do Oeste nos próximos quatro anos. Citou ainda que o trabalho visa acolher todas as sugestões e trabalhar com honestidade e compromisso.
O candidato Sérgio Theisen sorteou tema sobre gestão pública. Destacou que esta é uma área que se dedica ao gerenciamento das instituições e visa garantir que o atendimento ao público seja eficiente. O candidato disse que possui a experiência de ser diretor de escola, vereador, vice-prefeito e por dois mandatos prefeito de São João do Oeste e por isso possui plenas condições para ser prefeito.
Theisen destacou ainda que a administração atual já soma mais de 50 milhões de reais além do previsto e deveria apresentar mais resultados práticos. Sérgio Theisen afirmou que é preciso honrar o Plano de Governo e desde já possui o apoio dos candidatos a vereador.
Genésio Anton sorteou o tema Obras e Estradas e afirmou que neste setor foram diversos quilômetros de alargamento de estradas, retiradas de curvas, cascalhamento e melhorias de vias públicas no interior. Disse que é preciso fazer um investimento elevado, mencionando que o seu governo realizou 11 quilômetros de pavimentação urbana, contemplando maioria das ruas da cidade.
Conforme Anton, o município vai ampliar a parceria com o Conder Mais Asfalto que proporciona um custo menor ao município. Citou a necessidade da construção de novas pontes criando rotas alternativas visando facilitar o fluxo de veículos na cidade e interior. Segundo Genésio Anton, é preciso buscar recursos dos governos estadual e federal para a realização de grandes obras na cidade e interior.
Rudi Rasch sorteou o tema saúde e destacou a necessidade de maior agilidade no atendimento aos pacientes, para evitar longos períodos de espera. Mencionou ainda que é preciso facilitar o transporte de pacientes que não são atendidos pelo SUS. As pessoas saem da fila do SUS e necessitam ser amparadas para continuarem o atendimento especializado.
Rasch comentou que seu plano de governo estabelece ampliação da farmácia básica com disponibilidade de maior quantidade de medicamentos, além de ampliar o centro municipal de saúde para garantir o bom atendimento à população. Segundo Rudi Rasch, é preciso manter o equilíbrio financeiro do hospital Santa Casa Rural, que realiza atendimento aos munícipes. Ele reforça a importância de manter a parceria com o Instituo Santé na gestão do hospital.
Comentar pelo Facebook