23.06.2023 às 10:00h - atualizado em 23.06.2023 às 10:01h - Política

Vereadores propõem audiência pública sobre adequação de acessibilidade em edificações antigas

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

 Vereadores propõem audiência pública sobre adequação de acessibilidade em edificações antigas
Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

Os vereadores Paulo Drumm (PSD) e Moacir Fiorini (MDB) propuseram a realização de audiência pública a respeito da adequação de acessibilidade das edificações antigas no Município de São Miguel do Oeste. Os vereadores afirmam que “embora seja desejável e importante buscar a acessibilidade em todas as edificações, incluindo as antigas, existem situações em que a adequação completa pode ser inviável”. O requerimento solicitando a audiência foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária desta quinta-feira, 22, da Câmara Municipal de São Miguel do Oeste. A data da audiência será marcada posteriormente.

Os autores citam que há restrições estruturais, situação em que muitas edificações antigas possuem características estruturais que dificultam ou impossibilitam a instalação de elementos de acessibilidade, como rampas ou elevadores. “Por exemplo, prédios com escadas estreitas, corredores estreitos ou espaços limitados podem tornar inviável a adição desses recursos sem comprometer a segurança ou a integridade estrutural do edifício”, explicam os vereadores.

Eles também falam das restrições arquitetônicas, em que a arquitetura de alguns edifícios antigos impede a modificação significativa da estrutura ou fachada. “Nesses casos, as intervenções necessárias para garantir a acessibilidade podem tornar a adequação inviável sem comprometer a integridade do edifício”, acrescentam.

Por fim, Drumm e Fiorini ressaltam o custo financeiro elevado. “A adequação de acessibilidade em edificações antigas pode ser um processo complexo e dispendioso. A necessidade de realizar alterações estruturais, instalar equipamentos especializados e adequar sistemas elétricos e hidráulicos pode exigir investimentos significativos. Em alguns casos, o custo envolvido pode ser proibitivo, especialmente para proprietários ou administradores que enfrentam restrições financeiras”, finalizam.

Fonte: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.