23.06.2022 às 10:06h - Chuvas
A chuva desta quinta-feira, 23, gera expectativa para maior volume de água e possibilidade de consequências aos ribeirinhos.
O comandante dos bombeiros e coordenador da Defesa Civil de Itapiranga, sargento André Rauber informa que foi identificado um cenário mais tranquilo com aumento menor no nível do Uruguai nas últimas horas. Porém, a preocupação está nas constantes chuvas que podem mudar o cenário.
Rauber diz que a avaliação é feita com base na vazão das hidrelétricas. O principal monitoramento ocorre na barragem da Foz do Rio Chapecó.
O monitoramento da Defesa Civil iniciou na tarde desta quarta-feira, 22, quando o Rio Uruguai atingiu a marca de 5,52 metros acima do nível normal. Às 10 horas desta quinta-feira, 23, atingiu 8,47 metros, subindo cinco centímetros na última hora. A tendência é de seguir com elevação. Na noite desta quarta-feira, 22, o nível aumentava 24 centímetros por hora.
Pontes na estrada Beira Rio em Linha Sede Capela e Linha Dourado estão interditadas na SC 283. Áreas de camping novamente foram atingidas ao longo do Rio Uruguai e afluentes. A área de Lazer Barra do Rio Macaco, em Laranjeira está inundada.
A travessia da Barca Aliança na manhã desta quinta-feira, 23, segue sendo realizado normalmente entre Itapiranga e Barra do Guarita.
Esta é a terceira cheia em 45 dias. No dia 05 de maio o rio atingiu a marca de 8,70 centímetros acima do
nível normal. Já no dia 30 de maio, na segunda cheia no mesmo mês, o nível do Rio Uruguai chegou a marca de 9,48 metros.
ASSISTA!
Matérias relacionadas:
1. FOTOS: Itapiranga enfrenta a segunda cheia do Rio Uruguai neste mês de maio
2. Itapiranga enfrenta a terceira cheia do Rio Uruguai em 45 dias
3. Travessia no Rio Uruguai segue suspensa em Mondaí nesta quinta-feira
Foto(s): Diana Isabel/Rede Peperi
Comentar pelo Facebook