23.05.2023 às 07:14h - Polícia
O Centro de Apoio Operacional de Combate aos crimes contra o agronegócio da Polícia Civil divulgou recentemente os dados referentes ao segundo bimestre deste ano em Santa Catarina.
De acordo com os dados, São Miguel do Oeste aparece em segundo lugar na lista das regiões que mais registraram ocorrência nos últimos dois meses com 10%, ficando atrás apenas de Concórdia que registrou 11% e a frente de Maravilha que registrou 9,4%.
Conforme o delegado regional de Polícia Civil, Wesley Andrade, os números chamam atenção em relação ao índice de abigeato, danos em propriedades do interior, entre outras infrações penais.
Segundo ele, esses dados estão sendo objetos de debate entre os delegados de Polícia da região e o objetivo é realizar uma análise, visando criar condições para que medidas preventivas e repressivas sejam tomadas visando coibir esses crimes.
Para ele, o alto índice de crimes ocorre visto a região ser forte no agronegócio, sendo que o furto de gado corresponde a quase 35% das ocorrências nos últimos dois meses, o que é motivo de preocupação em razão do prejuízo material e também financeiro aos agricultores.
Wesley Andrade comentou que o dado positivo é que na comparação com os primeiros dois meses desse ano, houve uma diminuição de 6% no último período analisado.
O delegado atribuiu essa redução ao trabalho realizado pela CAOAGRO, na criação de pontos focais onde um policial ficará responsável em cada região pela análise e posterior repasse aos demais delegados.
Ao todo, nos últimos dois meses foram 190 boletins de ocorrência em todo o estado catarinense, sendo que no período analisado, 147 bovinos foram furtados no estado de Santa Catarina, e além da redução no número de furtos de gado, o crime de dano também teve baixa de quase 2%.
Comentar pelo Facebook