23.05.2021 às 10:55h - atualizado em 23.05.2021 às 16:15h - Geral
Como a falta do nariz gerou problemas respiratórios no animal, o porco acabou morrendo poucas horas depois de nascer. O professor do curso de veterinária da Udesc Lages, José Cristani, explica que esse é um tipo de má-formação congênita rara em suínos.“Às vezes não tem a formação do osso do maxilar e da cavidade nasal. O animal nasce morto ou natimorto e morre logo depois do nascimento. É um caso raro e não tem como salvá-lo”, disse em entrevista ao Diário Catarinenese.
Já o médico veterinário Lucas Spadel explicou que essa anomalia pode acontecer em um ou mais animais da mesma leitegada. Apesar de ser um caso raro, o profissional especialista em suínos conta que essa má-formação é relativamente comum quando comparada a outras anormalidades em porcos — como palatosquise (fenda palatina) e artogripose (má-formação dos membros).
Neste caso de Brunópolis, vale destacar, o leitão nasceu vivo. Na foto abaixo (atenção, a imagem é forte), ele ainda não havia morrido, apesar da gravidade da situação. Casos como esse já foram registrados em outros lugares do Brasil. Em Guanhães, na zona rural de Minas Gerais, um leitão nasceu com apenas um olho no centro do rosto e com orelhas parecidas com a de elefante. Em São Paulo, numa propriedade rural em Votuporanga, um filhote de porco nasceu não só com um olho gigante, mas com orelhas desproporcionais e uma ‘tromba’ no meio da cabeça.
Fonte: DC
Comentar pelo Facebook