23.04.2025 às 07:17h - atualizado em 23.04.2025 às 09:50h - Geral
O Cine Peperi vai realizar, nesta quarta-feira, as 16h30, uma sessão especialmente adaptada para o público autista. A iniciativa faz parte do projeto CINETEA, promovido pelo Cine Peperi, que busca oferecer uma experiência mais confortável e acessível para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de representar um passo importante rumo à inclusão ao acesso à cultura.
Durante a sessão, o ambiente será ajustado com som reduzido, luzes laterais acesas durante toda a exibição e meia-entrada para todos os espectadores. O filme escolhido para estreia desse projeto é "Minecraft - O Filme", ideal para o público infantojuvenil.
A sessão é aberta a todos que se sentirem acolhidos pela iniciativa, não sendo exclusiva para pessoas autistas. Famílias, amigos e demais interessados são bem-vindos a participar e apoiar esse movimento de inclusão.
A sessão adaptada será realizada uma vez por mês, como parte do compromisso contínuo da Rede Peperi com a inclusão social. Afirmação é do jornalista e diretor
da Rede Peperi, Adilson Baldissera. Para ele, a proposta do CINETEA é garantir que todos possam vivenciar o cinema de forma segura, acolhedora e prazerosa.
“Acreditamos que todos têm o direito de viver a magia do cinema. Com o projeto CINETEA, queremos acolher o público autista e suas famílias, oferecendo um ambiente mais amigável e acessível”, destaca BALDISSERA. O diretor da Peperi citou ainda que sessões como essa são fundamentais para ampliar o acesso à cultura e representam um avanço importante na construção de uma cidade mais empática e inclusiva. Ele ou reforçque essa iniciativa aumenta o compromisso da Rede Peperi com a responsabilidade social.
A sessão especialmente adaptada para o público autista é uma iniciativa importante para o apoio e acolhimento das pessoas com transtorno do espectro autista. O comentário é da presidente da Associação de Autistas, pais e amigos, Francele Rasche. Ela disse que a ação do Cine Peperi mostra que a sociedade está no caminho do apoio e do acolhimento as pessoas com TEA. "Esse tipo de iniciativa mostra o olhar de inclusão, respeito e acolhimento do Cine Peperi com a público autista", finalizou Francele.
Comentar pelo Facebook