22.12.2020 às 16:05h - Geral
O centenário de Fredolino Nicolau Rohr, é comemorado nesta terça-feira, 22 de dezembro. O filho caçula do idoso, Lávio Rohr, afirma que o aniversário do pai é uma alegria para toda a família, considerando que houve muitos dias de alegria, mas também de dificuldades, que foram superados com a ajuda de todos os irmãos, filhos e netos. O senhor Fredolino está bem de saúde, mas apresenta problemas de audição e também para se comunicar.
A nora do idoso, Cornélia Rohr, relata que em fevereiro irão completar nove anos que ele está na cadeira de rodas, e por isso, diariamente, seu Fredolino necessita da ajuda dos familiares para todos os cuidados.
A filha Irene, que veio de Missal, Paraná, para prestigiar o aniversário do pai, conta que mora há mais de 50 anos na propriedade que seu Fredolino ajudou a colonizar. A filha Veleda, que mora há 40 anos em São Vendelino, Iporã do Oeste, conta que semanalmente visita o pai e auxílio nos cuidados do idoso.
Seu Fredolino mora no município há cerca de 70 anos, e é natural de Tupandi, Rio Grande do Sul. Auxiliou também na colonização de Sede Capela, Itapiranga. O filho Lávio conta ainda que curiosamente, nos dias que antecedem o aniversário do pai, alguns fatos estranhos aconteciam. Cita como exemplo o ataque de abelhas, um acidente de carro e uma queda em poço de água.
Apesar das marcas no corpo, com os machucados, a recuperação sempre foi rápida e seu Fredolino podia comemorar o aniversário.
A família atribui à boa alimentação dele como um dos fatores da longevidade. A esposa, Maria Adolina Rohr, é falecida há 17 anos, na época com 86 anos. São sete filhos, dois falecidos, 31 netos, um falecido, 42 bisnetos, sendo dois falecidos e três tataranetos.
Foto(s): Jornei de Souza/Divulgação
Comentar pelo Facebook