22.08.2024 às 10:05h - atualizado em 22.08.2024 às 10:09h - Geral
O centenário da imigração romena no Extremo Oeste será comemorado em 17 de janeiro de 2025, mas a construção da ideia de uma programação bastante ampla já começa a ser planejada.
Conforme o Cônsul Honorário de Santa Catarina, Edson Dreher, os primeiros descendentes romenos que vieram para a região foi a família Zundel, que de acordo com um minucioso levantamento histórico, realizou a primeira aquisição de um imóvel em 17 de janeiro de 1925 na antiga Porto Feliz, atualmente Mondai.
Edson Dreher afirma que o local do evento e sua programação estará sendo definida em conjunto com o consulado e a Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste e promete muitas novidades.
A data do evento que irá comemorar os cem anos da Imigração Romena no Estremo Oeste, será no início do próximo ano e provavelmente no 17 de janeiro, dia que celebra o centenário da Imigração.
A comemoração do centenário da imigração romena em nossa região, deverá ter além do evento festivo, outras atividades específicas durante os próximos cinco anos, para marcar ainda mais a trajetória do povo romeno, que possui uma grande importância na cultura, gastronomia e outros costumes trazidos para região.
Conforme Dreher, este trabalho está sendo coordenado pela diretora Cultural da Associação romena, Florentina Muller Gruelke.
O objeto é engajar a comunidade em geral para que a celebração do centenário da imigração seja algo muito importante.
O cronograma da programação somente será divulgado oficialmente assim que tudo estiver devidamente finalizado e aprovado pelos organizadores.
Comentar pelo Facebook