cresol mobile

22.06.2022 às 13:51h - atualizado em 22.06.2022 às 14:30h - Extremo Oeste

IBGE realiza trabalho prévio ao Censo Demográfico em municípios da região

Marcos Herbert

Por: Marcos Herbert Iporã do Oeste - SC

IBGE realiza trabalho prévio ao Censo Demográfico em municípios da região
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Reprodução

Continua depois da publicidade

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou os preparativos para a realização do Censo Demográfico em Iporã do Oeste e municípios da região. O Coordenador Regional da área do Censo para o Extremo Oeste, Cláudio Hélio Radtke Junior, destaca que o trabalho antecede a coleta de dados e é denominado de “Pesquisa de Entorno”.

De acordo com ele, a pesquisa está sendo feita por profissionais do IBGE devidamente identificados com colete e crachá em algumas ruas das cidades, com o objetivo de realizar a atualização dos mapas e incluir as novas ruas e loteamentos que ainda não constavam na base de dados. Além disso, está sendo preenchido um questionário referente aos entornos dos domicílios, sobre a presença ou não de pavimentação, calçadas, iluminação pública e outras questões de infraestrutura pública.

O coordenador observa que o último Censo Demográfico do IBGE foi realizado em 2010 e que além de atualizar o número de habitantes em cada localidade em 2022, também serão levantados os dados sóciodemográficos da população em áreas como o acesso à educação, alfabetização, renda, trabalho, saneamento básico e outras informações importantes para a promoção de políticas públicas.

A coleta de dados do Censo nos domicílios vai iniciar no dia 01 de agosto e o processo de capacitação dos recenseadores ainda será realizado para que o trabalho possa ser feito de acordo com os protocolos de conduta, estabelecidos pelo IBGE. O coordenador pontua que todos os profissionais estarão devidamente identificados para não gerar dúvidas e desconfianças na população e que os dados de cada recenseador também podem ser consultados no site: ibge.gov.br.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.