22.06.2021 às 10:31h - Geral

Município tem decreto de emergência reconhecido e busca recursos para amenizar prejuízos

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Município tem decreto de emergência reconhecido e busca recursos para amenizar prejuízos

O município de Barra Bonita teve o decreto de situação de emergência em virtude da estiagem reconhecido pelos governos Estadual e Federal. A informação é do prefeito, Agnaldo Deresz. De acordo com ele, o decreto foi emitido no mês de abril pela Administração e reconhecido pelo Estado no mês passado. Já o reconhecimento por parte do governo Federal ocorreu na última semana.

Conforme ele, o próximo passo agora é encaminhar alguns pedidos de auxílio para o governo estadual. Segundo Agnaldo, o objetivo com essas ações é amenizar os estragos causados pela falta de chuva no município.

Ele afirmou que a Administração de Barra Bonita deve encaminhar ao menos dois grandes pedidos para o governo de Santa Catarina. Ele destacou que entre eles, está o pedido de isenção de taxas dos governos Federal e Estadual em relação aos programas existentes. A intenção é que os governos reduzam os juros aos agricultores que tiveram grandes perdas ao longo dos últimos meses.

Agnaldo Deresz declarou que outro pedido visa auxílio financeiro para a perfuração de poços artesianos nas comunidades mais atingidas pela falta de água, além de recursos para promover manutenções nas redes de água existentes no interior. O prefeito comentou que o município de Barra Bonita teve prejuízos significativos com relação a estiagem nas lavouras e também na produção de leite.

Ele disse que os dados da Epagri e da Defesa Civil apontam prejuízos de 60% no milho safrinha em grãos e de silagem. Já na soja a redução foi de 20%, enquanto na pastagem as perdas são de 40%. Agnaldo pontuou que a produção de leite também foi afetada em pelo menos 15%. Ele lembrou ainda que o município realizou o transporte de água para ao menos 47 famílias de três comunidades do interior, sendo as linhas Cruz e Souza, São Judas Tadeu e Águas do Araçá.

O prefeito avaliou que os pedidos que serão encaminhados ao governo do Estado poderão demorar para serem atendidos, porém, a expectativa é positiva. Ele frisou que o governo municipal fez e está fazendo sua parte, restando agora a decisão final por parte do governo estadual.

Agnaldo lembrou que o município elaborou outros decretos e um deles foi reconhecido, tendo sido liberado cerca de R$ 50 mil para ser aplicado em ações que visassem amenizar os impactos causados pela estiagem. Ele esclareceu que o recurso foi usado na abertura de dois poços artesianos no interior.

Atualmente Barra Bonita possui 15 poços artesianos e a estimativa é que novos poços sejam perfurados ao longo dos meses.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.