22.04.2025 às 16:01h - atualizado em 22.04.2025 às 16:38h - Política

Vereadores avaliam reforma administrativa de Itapiranga

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Vereadores avaliam reforma administrativa de Itapiranga

Executivo e Legislativo de Itapiranga promovem reforma administrativa. Os ajustes na Câmara de Vereadores já foram aprovados, com cinco alterações. Conforme o Presidente, Leonardo Sausen, a aprovação foi por unanimidade dos 11 vereadores. Ele destaca a criação do cargo de controle interno, função que era uma recomendação do Tribunal de Contas.

Também ocorreu o aumento carga horária do contador da câmara. Foram concedidas duas gratificações e aumento salarial para o cargo de Secretário Executivo do legislativo. De acordo com Leonardo Sausen, o impacto mensal será de R$ 8.600. Ele ressalta que a Reforma Administrativa da Câmara evitou a contratação de novos servidores e valorizou a atual equipe.

Leonardo Sausen destaca a entrada de quatro projetos na Câmara de Vereadores referente a reforma Administrativa do Executivo. Segundo ele as propostas incluem aumento de vagas e criação de novos cargos comissionados. Os projetos estabelecem 33 novas vagas na Prefeitura, 11 funções gratificadas e aumento salarial.

Conforme o Presidente do legislativo, os projetos foram encaminhados para as comissões e serão necessários pelo menos 30 dias de avaliação, debates e esclarecimento de dúvidas. Sausen considera que a Reforma Administrativa terá grande impacto financeiro nos cofres da prefeitura, com projeção de gastos no próximo ano de R$ 4,5 milhões. O Presidente considera que é preciso uma análise cautelosa para avaliar com critério antes da aprovação.

O Presidente da Câmara considera que aumentar o gasto com folha de pagamento é um risco para a economia do município. Leonardo Sausen menciona fatores que podem impactar de maneira negativa a arrecadação do município. O Vereador chama atenção para a nova política de impostos do Governo Federal, que vai tirar o ICMS dos municípios e centralizar os recursos em Brasília.

Sausen também salienta que Itapiranga registrou queda no Movimento Econômico em 2024 e isso vai refletir em menor retorno de impostos. Segundo o Presidente da Câmara, aumentar o percentual da arrecadação com a folha salarial gera grande preocupação e os vereadores terão que ter muita responsabilidade ao avaliar e votar os projetos da Reforma Administrativa enviada pelo executivo.

Leonado Sausen considera que algumas contratações são necessárias e vão contribuir para atender demandas importantes da população. Ele chama atenção para o setor de urbanismo que carece de maior número de servidores em virtude do aumento de bairros e locais públicos para manutenção diária. Também reconhece a melhoria no parque de máquinas da prefeitura e a necessidade de contratação de operadores e motoristas.

O vereador ainda elogia a proposta para contratação de mais um médico para atuar na unidade de saúde do Bairro Santa Tereza. Sausen defende a reabertura da unidade de saúde próximo a JBS Aves. Segundo ele, foi uma promessa durante a campanha do Prefeito. Cita que a população aguarda o retorno dos atendimentos no espaço há mais de cinco anos.

O Presidente da Câmara de Itapiranga defende ainda a contratação de três novos servidores para o urbanismo. Leonardo Sausen diz que é preciso avaliar o que é melhor para o município, sem levar em consideração as questões políticas.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.