22.04.2025 às 21:39h - Saúde
Um projeto desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Paraíso, foi premiado durante o Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do estado. A iniciativa, chamada “Estratégia de prevenção e tratamento de disfunções do assoalho pélvico feminino”, foi criada após a constatação de um número alto de casos de incontinência urinária entre as mulheres do município.
Segundo a enfermeira Karine Schopf, responsável pelo projeto, cerca de 50% das mulheres que participaram da campanha Outubro Rosa em Paraíso relataram algum grau de incontinência urinária — um índice bem acima da média nacional, que é de 37,5%.
Com base nesse dado, a Secretaria de Saúde estruturou o projeto dentro da atenção básica, garantindo tratamento especializado e humanizado. Atualmente, cerca de 100 mulheres estão sendo atendidas pela iniciativa no município.
A proposta ganhou reconhecimento estadual e agora será apresentada nacionalmente na "Mostra Brasil, Aqui Tem SUS", evento que ocorre entre os dias 15 e 18 de junho de 2025, em Belo Horizonte, como parte do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.
“Esse prêmio mostra a importância da atenção primária e valoriza o esforço do município em oferecer um cuidado integral às mulheres”, destacou Karine.
Comentar pelo Facebook