22.04.2022 às 17:20h - atualizado em 22.04.2022 às 17:27h - Geral
Variação no preço do leite mantém cenário de incertezas no campo. Uma das explicações está na variação de oferta de leite. Altos custos de produção, principalmente com a ração, provocou menor oferta de leite no campo.
Conforme o Ex-secretário da Agricultura de Santa Catarina e Coordenador Geral da Aliança Láctea Sul Brasileira, Airton Spies, o Brasil apresenta queda de produção de leite. Em 2021, a redução foi de 2,2%. O primeiro trimestre deste ano já registra queda de 4,75% no volume de leite recolhido pelas agroindústrias. A escassez gera disputa das grandes redes de supermercados e com consequências no aumento de preço para o consumidor.
Airton Spies também chama atenção para o aumento de impostos aplicado pelo governo estadual. Até 31 de março era 7%. A partir deste mês, a tributação passou para 17%. Como consequência, o preço chegou próximo de R$ 5,00 por litro, além da elevação considerável em derivados lácteos.
Segundo o Consultor Airton Spies, este cenário não é bom para o consumidor devido ao alto preço que precisa pagar pelo litro do leite e também afeta o produtor pela queda no consumo. O Projeto de Lei que reduz ICMS do leite, e farinha de trigo entrou em tramitação na Assembleia Legislativa. O principal ponto é a recolocação do leite longa vida como item da cesta básica, com a redução da alíquota do ICMS de 17% para 7%. O produto está fora da lista de mercadorias de consumo popular desde o último dia 1º de abril.
O Coordenador Geral da Aliança Láctea Sul Brasileira afirma que a situação do leite é típica de um produto que não tem base na exportação e atua somente no mercado interno. Airton Spies afirma que o Brasil está no caminho certo e cada vez mais próximos de atingir o mercado internacional em boas condições de competir com os países de maior produtividade e qualidade no leite.
Spies também faz projeção animadora para os produtores, pois as indústrias vão disputar a matéria prima no campo e proporcionar melhor rendimento a quem produz. Fica a preocupação de até quando vai durar a elevação do preço pago ao produtor, pois são vários fatores que influenciam na flutuação de rendimentos na cadeia do leite.
Foto(s): Marcos de Lima/Portal Peperi
Comentar pelo Facebook