22.01.2025 às 16:22h - Santa Catarina
Santa Catarina possui cerca de 2,8% da população sem emprego, a menor taxa dos últimos dez anos. Os dados são do Governo do Estado, que diz que, na prática, isso significa que o Estado está em pleno emprego, ou seja, todas as pessoas que procuram por trabalho, conseguem uma oportunidade. O governo atribui os índices ao estímulo ao empreendedorismo.
Em 2024, mais de 150 mil novos empregos foram gerados. Em janeiro, 8,5 mil vagas de trabalho estão disponíveis em Santa Catarina, de acordo com o Sistema Nacional do Emprego (Sine-SC). Para a Secretaria do Planejamento, o desafio é qualificar a mão de obra da população catarinense para ocupar as novas vagas.
A pasta avalia que os empregos estão divididos nos mais diversos setores, como na indústria, comércio, serviço e logística. Porém, a área industrial ainda é a que mais cria oportunidades no Estado.
— Santa Catarina tem uma economia muito diversificada e competitiva, tanto é que cresceu o dobro da média nacional e isso reflete exatamente na geração de empregos. […] Isso se alia ao espírito empreendedor do povo catarinense que gosta de aprender, que gosta de fazer, gosta de empreender — avaliou o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.
O crescimento na criação de empresas também é um fator que o Governo do Estado atribui a alta geração de empregos. Em 12 meses, foram 266 mil empresas desenvolvidas, levando em consideração o período de novembro de 2023 a novembro de 2024.
Tecnologia em foco
Marcelo Fett, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, diz que o setor exige mais qualificações específicas e possui o salário mais alto que a média do país. O desafio, no momento, é “diminuir não só o número de vagas em aberto, mas principalmente elevar a renda da população”.
— Para você elevar a renda da população, você precisa ter emprego de qualidade, num setor de valor agregado que permita pagar, como o setor de tecnologia paga, duas vezes e meia a média da renda do trabalhador brasileiro — reflete.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook