22.01.2025 às 13:53h - Segurança
A incidência de veículos leves está aumentando na cidade e tem gerado preocupação entre os pedestres. Conforme o Comandante do Destacamento da Polícia Militar de Itapiranga, Flávio Paulus, com o fluxo de carros aumentando e a falta de espaço nos estacionamentos, patinetes, bicicletas elétricas e ciclomotores se tornam alternativas eficazes para a locomoção.
De acordo com ele, para equipamentos que atinjam até 32 km/h, não existe regulamentação no Código de Trânsito Brasileiro. Paulus explica que é dever do município criar uma legislação para o uso dos equipamentos.
Segundo Flávio Paulus, para os equipamentos elétricos, que podem atingir velocidade acima desta média, é necessário habilitação e capacete. A categoria que abrange os ciclomotores é chama de Autorização para Conduzir Ciclomotor, ACC.
Conforme o Comandante de Polícia Militar de Itapiranga, Flávio Paulus, usuários abordados sem habilitação e sem equipamentos de segurança podem ser multados. A infração é considerada gravíssima e os veículos podem ser apreendidos. Segundo Flávio Paulus, os usuários precisam ter consciência da importância de utilizar os equipamentos de segurança. Em caso de queda, sem a utilização de capacete, podem ocorrer ferimentos graves.
Comentar pelo Facebook