22.01.2020 às 15:58h - atualizado em 22.01.2020 às 16:05h - Geral

Administração entrega 1ª licença ambiental expedida pelo CONDER para Iporã do Oeste

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Administração entrega 1ª licença ambiental expedida pelo CONDER para Iporã do Oeste

Na manhã desta quarta-feira a administração de Iporã do Oeste entregou a primeira licença ambiental expedida pelo CONDER para a empresa Cooper Fronteira Sul.

O processo da empresa de transportes de Iporã do Oeste ficou parado por mais de 12 meses no IMA, Instituto do Meio Ambiente. Em função disso os administradores decidiram pela retirada do processo no IMA e o encaminhamento junto ao CONDER.
O processo foi protocolado na prefeitura no dia dois de janeiro e apenas 19 dias depois do protocolo, foi liberada a licença.

Desde o começo deste ano, o serviço de emissão das licenças, que até então era realizado pelo Instituto do Meio Ambiente, IMA, passou a ser feito pelos municípios para trazer maior agilidade na liberação.

Na última semana o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional, Conder, ministrou uma capacitação para mais de 200 profissionais da região, entre empresários, técnicos e agentes públicos ligados aos processos de licenciamento ambiental.

Conforme o agrônomo da prefeitura de Iporã do Oeste, Marcos Pohlmann, atualmente são cerca de R$ 800 milhões em investimentos parados na região da Ameosc em função da demora na liberação das licenças ambientais.

O agrônomo explica que na prática a pessoa que necessitar da licença deve procurar um escritório, que irá enviar um requerimento a prefeitura. Será gerada uma taxa, e a partir do pagamento, o Conder fará a análise do processo, as vistorias e emite o parecer.

A licença quando pronta é enviada a prefeitura, assinada, e posteriormente liberada ao interessado.

Fonte: Ascom Iporã do Oeste

Foto(s): Ascom Iporã do Oeste

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.