21.11.2024 às 10:11h - atualizado em 21.11.2024 às 11:57h - São Miguel do Oeste

Quase 90% da população de São Miguel do Oeste mora na área urbana

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Quase 90% da população de São Miguel do Oeste mora na área urbana
Foto: Divulgação/ Ascom

Nos últimos 20 anos, a Ameosc vivenciou um expressivo processo de urbanização, refletindo uma mudança no perfil demográfico da população. Atualmente, a maioria dos habitantes dos 19 municípios da região vive em áreas urbanas, conforme informações do chefe da agência local do IBGE, Cláudio Ratdke Júnior.

Segundo dados do IBGE, em 2000, 50,9% dos moradores residiam na zona rural. Já o Censo de 2022 confirmou uma significativa inversão, com 67,4% da população vivendo em áreas urbanas e 32,6% no meio rural. Cláudio destacou que esse movimento de urbanização acompanha uma tendência nacional apontada pelo censo mais recente.

O detalhamento do Censo de 2022 evidenciou o êxodo rural no Extremo Oeste, resultando no aumento da população urbana e na redução de moradores no campo.

De acordo com Cláudio, essa mudança já era perceptível no Censo Agropecuário de 2018, que revelou uma diminuição de 35% no número de propriedades rurais e no tamanho das famílias que nelas residem. Ele ressaltou que atualmente dois terços da população da região vivem nas cidades, com exceção de pequenos municípios, como Barra Bonita, onde a maioria ainda reside no meio rural.

Em São Miguel do Oeste, a urbanização ocorreu de forma mais precoce, com a inversão do perfil demográfico na década de 1980. Como polo regional, o município teve seu processo de urbanização antecipado, e atualmente, segundo o Censo de 2022, 89% dos moradores vivem na área urbana, cerca de 40 mil pessoas, enquanto apenas 4 mil residem no interior. Cláudio explicou que esses dados, aliados a outras informações do Censo, são essenciais para o planejamento de políticas públicas municipais.

Quase um quarto da população de São Miguel do Oeste vive no centro da cidade. Segundo o levantamento apresentado por Cláudio Ratdke Júnior no programa Peperi Entrevista, o Censo de 2022 registrou 9.625 pessoas morando na região central do município. O maior bairro é o São Luiz, com 3.761 habitantes, seguido pelo São Jorge, com 3.723, e o Agostini, com 3.204. Já os bairros com menor população são o Sagrado Coração de Jesus, com 661 moradores, e a Cohab, com 1.210 habitantes.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.