cresol mobile

21.11.2020 às 08:20h - atualizado em 21.11.2020 às 15:18h - Geral

Cidasc alerta para venda de queijos trufados sem inspeção

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Cidasc alerta para venda de queijos trufados sem inspeção

Continua depois da publicidade

Nesta semana a Cidasc emitiu uma nota alertando sobre a comercialização dos queijos trufados sem a devida inspeção.

O veterinário responsável pelo serviço de inspeção estadual na Cidasc regional de São Miguel do Oeste, Alexandre Schwengber, destaca que o queijo trufado é uma novidade e está tendo boa aceitação no mercado gourmet, mas o alerta está sendo feito devido às questões sanitárias do produto. Ele explica que o serviço de inspeção prioriza pela produção de acordo com a legislação sanitária.

Dessa forma, queijos que não passam pelo processo de maturação, devem passar pelo processo de pasteurização. O veterinário destaca que são processos que reduzem o risco de contaminação de doenças associadas ao leite, a exemplo da brucelose e tuberculose.

Ele cita que a Cidasc tem recebido denúncias de estabelecimentos que estão produzindo o queijo trufado sem inspeção.

A orientação para o consumidor na hora da compra, segundo o responsável pelo serviço de inspeção estadual na Cidasc regional de São Miguel do Oeste, é ficar atento às características do produto e sua rotulagem.

Alexandre Schwengber ressalta que o produto deve conter o carimbo do serviço de inspeção, seja municipal, estadual ou federal.

O veterinário enfatiza que um queijo sem o registro de inspeção não apresenta as garantias higiênico sanitárias para o consumo humano.

A fabricação do queijo para consumo próprio do agricultor é permitida, mas não a venda sem a inspeção. Alexandre esclarece que a Cidasc é responsável pelo serviço de inspeção estadual, por meio da parceria com prefeituras e empresas credenciadas, que prestam o serviço através dos veterinários habilitados.

É o profissional que acompanha o processo de produção para garantir a qualidade do alimento que vai a mesa do consumidor.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.