21.10.2021 às 17:05h - atualizado em 21.10.2021 às 17:14h - Geral
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina desembargador, Fernando Carioni, esteve em São Miguel do Oeste nesta quarta-feira, 20, divulgando a campanha “Meu Primeiro Título #BoraVotar”. Pela parte da manhã, ele se reuniu com o prefeito Wilson Trevisan e com a equipe da secretaria de Educação. A campanha tem o objetivo de incentivar o público jovem de 16 e 17 anos. Essa faixa etária tem o alistamento eleitoral e o voto são facultativos e a meta do TRE é ampliar a participação dos adolescentes do processo democrático brasileiro. Carione disse que o tribunal quer fazer ecoar a importância da participação nos destinos políticos das cidades, do estado e nação. Ele reforçou que a emissão do título eleitoral amplia a cidadania dos jovens e um passaporte da democracia.
A Justiça Eleitoral está visitando alguns municípios do estado para promover o alistamento eleitoral dos adolescentes. A comitiva do TRE lançou a campanha nas cidades de Florianópolis, Joinville, Blumenau e Chapecó. Ontem, o ato foi realizado com os estudantes da escola São Miguel. No evento, foi ressaltada a importância do voto e detalhada a forma de solicitar o Título de Eleitor. Todo o procedimento é feito de forma cem por cento online, por meio do site www.tre-sc.jus.br. O presidente do TRE, Fernando Carione, a campanha “Meu primeiro título” reforça a importância de ter o título e participar das eleições.
Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral, os adolescentes ainda constituem uma pequena parcela do total de eleitores do estado. O presidente do Tribunal, Fernando Carione disse que as pessoas com idades de 16 e 17 anos representam apenas zero vírgula 31 por cento do eleitorado em Santa Catarina. Ele destacou que a estimativa do TRE é de que aproximadamente 320 mil estejam fora do Cadastro Eleitoral, o que representaria mais de seis por cento do total de eleitores do estado. Carione reforçou que os adolescentes não precisam sair de casa para fazer o cadastramento e solicitar a emissora do título de eleitor. Depois disso, o documento pode ser baixado pelo aplicativo da Justiça Eleitoral no telefone celular.
Foto(s): Cristian Lösch / Portal Peperi
Comentar pelo Facebook