21.06.2021 às 16:40h - atualizado em 21.06.2021 às 18:31h - Coronavírus

Médica de Iporã do Oeste diz que não existe mais parâmetro sobre gravidade da Covid-19

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Médica de Iporã do Oeste diz que não existe mais parâmetro sobre gravidade da Covid-19
Conforme boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira, 18, média de casos em junho é a maior desde o início da pandemia

A ideia inicial de que o coronavírus afeta apenas idosos ou pessoas com comorbidades é desmentida pelos recentes casos registrados. De acordo com a médica da unidade de saúde e integrante do Comitê de Crise de Iporã do Oeste, Denise Werlang, o momento da pandemia na região é crítico como o de fevereiro, apesar da maior flexibilização dos decretos estadual e municipal. O número de casos positivos para coronavírus em junho inclusive está superando a média daquele mês.

Denise comenta que na última semana houve reunião do Comitê de Crise de Iporã do Oeste, com participação do prefeito e vice, na qual foi constatado que as pessoas não parecem mais se preocupar com o vírus. A médica da unidade de saúde enfatiza que a transmissão ocorre principalmente em grupos familiares e pessoas próximas, especialmente com aquelas que têm contatos recorrentes e não tomam precauções devidas.

Segundo Denise, as pessoas estão contaminando cunhados, avós, pais e irmãos, o que poderá ter um final trágico. Além disso, salienta que junto com a flexibilização, tanto no município como no estado, as pessoas esqueceram da necessidade do uso de máscara e álcool em gel. Uma situação que deveria ser evitada, comenta a médica, é fazer compras em grupo, quando apenas um integrante por família deveria entrar no estabelecimento. Ela orienta também para as pessoas não colocarem as mãos no rosto após as compras, além de lavá-las e higienizar tudo que é adquirido. Também colocar frutas de molho, no próprio vinagre, para evitar contaminações.


ALERTA PARA PESSOAS QUE JÁ FORAM VACINADAS


Mesmo quem já recebeu a segunda dose contra Covid-19, conforme Denise Werlang, pode se infectar e repassar para outros. Muitas pessoas já se sentem imunizadas ao receber a primeira dose e relaxam nos cuidados, porém a médica lembra que a aplicação começa a ter efeito após 15 dias da segunda dose. Quem recebeu uma dose da vacina, portanto, ainda não está protegido e ainda que tenha recebido as duas, poderá ter sintomas da Covid, como febre e tosse.

A médica reitera que já houve casos de pessoas em Iporã do Oeste que receberam as duas aplicações e tiveram que ser internadas ao contrair o vírus. Denise Werlang pede para a população se conscientizar, de modo que não seja necessário fechar novamente os estabelecimentos e para controlar as internações.

Nesta segunda-feira, 21, Iporã do Oeste confirmou mais 12 casos de coronavírus, totalizando 102 no mês. 54 estão com o vírus ativo no município.

Foto(s): ASCOM

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.