21.05.2022 às 08:40h - Geral

Vazamento de produto químico deixa rio vermelho em Criciúma

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Vazamento de produto químico deixa rio vermelho em Criciúma

O rio Linha Anta, em Criciúma, no Sul catarinense, amanheceu vermelho nesta sexta-feira (20). Segundo o Instituto do Meio Ambiente (IMA), a mudança de coloração aconteceu após o vazamento de um produto químico, durante a madrugada, causado por uma fábrica de tintas próxima ao local. A empresa foi notificada.

De acordo com o órgão, é necessário que a água dilua o corante para, então, iniciar o processo de limpeza, caso seja necessário. O IMA informou que monitora o local desde as primeiras horas do dia. Às 18h30, a extensão do dano era de aproximadamente 4 km no curso d’água.

"O trabalho dos fiscais continuará, principalmente para monitoramento e acompanhamento da extensão do dano", informou o órgão, em nota.

O escape, conforme o IMA, aconteceu no interior da indústria, acabou infiltrando nas paredes e foi para a rede pluvial, sendo lançado no curso da água. O vazamento foi estancado.

O líquido derramado, segundo o órgão, é uma solução à base de água com pigmento de anilina na cor rosa pink. A orientação é que não haja consumo humano e animal da água proveniente do rio.

O município informou que o rio não abastece a cidade, mas é utilizado para agricultura e para tratamento de animais.

Notificação

Segundo o IMA, a empresa está devidamente licenciada ao órgão e está adotando as providências quanto à implementação do Plano de Ação Emergencial, documento exigido no licenciamento de toda indústria química.

O instituto informou que a indústria foi notificada para apresentar informações formais do ocorrido, incluindo a caracterização química e volume do efluente.

Fonte: G1/SC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.