21.05.2020 às 10:08h - atualizado em 21.05.2020 às 12:03h - Política
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou na tarde desta quarta-feira, 20, um requerimento que pede o afastamento do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro. A proposta foi aprovada com 26 votos favoráveis e três abstenções.
O pedido partiu do deputado estadual Milton Hobus do PSD sob a alegação de que o atual secretário de saúde teria recebido uma comunicação da empresa Exxomed, que possui o registro para importação de respiradores, informando que a empresa Veigamed não possuía autorização para fazer a compra dos equipamentos.
A comunicação ocorreu no dia 2 de abril, mesma data em que o Estado fez o pagamento antecipado de R$ 33 milhões à Veigamed, e no período em que Motta Ribeiro ainda era secretário-adjunto da Saúde de SC.
Essa é a terceira vez que a Alesc discute um requerimento pedindo afastamento do secretario durante a crise dos respiradores. No primeiro caso, em 29 de abril, a Alesc aprovou pedido pedindo a saída do então secretário de Saúde Helton Zeferino.
Questionado sobre o pedido aprovado pelos deputados estaduais na coletiva desta quarta-feira em que atualizou os casos de covid-19 em SC, o governador Carlos Moisés pediu que "seja revisto esse tipo de posicionamento" e disse que o momento atual é "mais adequando para cuidarmos da epidemia e das pessoas". Moisés também elogiou o trabalho da Secretaria de Saúde, que classificou como fantástico.
- O momento não é de politizar, é de repensar essas atitudes, que a gente tenha responsabilidade nos nossos atos para que a gente possa continuar colhendo os resultados que estamos tendo em SC - respondeu.
Fonte: NSC
Comentar pelo Facebook