21.04.2022 às 08:38h - Política
O deputado estadual de São Paulo Arthur do Val, União Brasil, conhecido como Mamãe Falei, renunciou nesta quarta-feira, 20, ao mandato. A decisão do deputado ocorreu após a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo ter aprovado, no dia 12, por unanimidade, o relatório que pedia sua cassação por falta de decoro parlamentar.
Apesar da renúncia, o processo contra o deputado terá continuidade na Alesp. Caso os deputados votem contra Arthur do Val, ele perderá os direitos políticos por 8 anos.
O deputado disse em um vídeo divulgado que “a renúncia é para escancarar o que realmente está acontecendo, que é o que todo mundo já sabe. Todo esse processo não foi pelo o que foi falado, mas por quem foi falado. Agora não é mais sobre meu mandato, mas se o Arthur pode ou não disputar as próximas eleições”.
O processo ocorreu após Arthur do Val ir à fronteira entre a Eslováquia e a Ucrânia, e enviar áudios a amigos em que elogiava a beleza das mulheres refugiadas e dizia que elas eram “fáceis” por serem pobres.
“Assim que essa guerra passar eu vou voltar pra cá. E detalhe, elas olham. E são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheio de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, a gente não tinha tempo, mas colei em dois grupos de minas e é inacreditável a facilidade”, disse ele em um trecho do áudio enviado em um grupo privado no WhatsApp.
Na chegada ao Brasil, o deputado deu entrevistas confirmando ser o autor dos áudios e retirou sua pré-candidatura ao governo do estado de São Paulo. Ele afirmou ter cometido “um erro em um momento de empolgação”.
Fonte: Agência Brasil
Comentar pelo Facebook